"Novo Banco. Aviso. Utilizador suspenso, ative agora, evite multa 64 euros", lê-se na mensagem que tem sido enviada a clientes do Novo Banco, indicando uma hiperligação para a suposta ativação de um serviço digital.

Em várias publicações nas redes sociais exibem-se imagens da SMS e denuncia-se que é uma fraude.

Novo Banco fraude

O Novo Banco está a enviar SMS a clientes para ativarem um serviço digital e assim evitarem o pagamento de uma multa de 64 euros?

Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial do Novo Banco garante que "é uma mensagem falsa e não foi enviada pelo Novo Banco".

A mesma fonte sublinha que "o Novo Banco nunca cobrou nem cobrará multas pela reativação dos seus canais digitais", assim como "não envia mensagens SMS com links", pelo que o cliente não deve clicar na hiperligação da mensagem fraudulenta.

"Se o fizesse, poderia estar a colocar um vírus no seu telemóvel, ou ser redirecionado para um site falso para recolha indevida de informação", alerta, indicando que o objetivo da mensagem "será o de obter as credenciais e códigos de segurança dos clientes, para efetuar transferências de forma ilegítima nos canais digitais".

A situação é do conhecimento do Novo Banco que assegura que tem alertado "proactivamente os seus clientes destes riscos", nomeadamente mostrando "imagens semelhantes e recomendações de cuidados adequados para situações de phishing".

De resto, a pandemia de Covid-19 gerou uma "intensificação" das tentativas de fraudes e ataques informáticos, salienta a mesma fonte. Um dos esquemas utilizados consiste numa "mensagem telefónica de alguém que diz ser funcionário do banco", pedindo um código que será enviado para o telemóvel do cliente. "Esta chamada é falsa e, em nenhum caso, o cliente deve dar o código ao suposto funcionário do banco. Caso o faça, isso poderá resultar numa transferência fraudulenta a partir da conta do cliente", alerta o Novo Banco.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network