“Nova Zelândia com cinco milhões de habitantes na ilha, tem 20 medalhas olímpicas das quais 10 de ouro e sem o ‘folclore’ triunfal Tuga”, aponta-se numa publicação no Facebook no dia 12 de agosto, logo após o fim dos Jogos Olímpicos 2024, decorridos em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto.
O post compara a Nova Zelândia com Portugal, fazendo referência à população local que é cerca de metade da portuguesa mas que, ainda assim, conquista mais medalhas.
Serão 20 no total, 10 das quais medalhas de ouro?
Sim. A Nova Zelândia não foi dos países que mais medalhas conquistou – os Estados Unidos, a China e a Grã-Bretanha dominaram o ranking de medalhas – mas superou com larga distância as obtidas por Portugal.
No total, o país levou para casa 20 medalhas que se dividem em 10 de ouro, sete de prata e três de bronze. Destacou-se a modalidade de ciclismo de pista como a que mais medalhas conquistou, cinco das 20.
De resto, Portugal ficou-se pelas quatro medalhas, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. A medalha de ouro foi conseguida por Iúri Leitão e Rui Oliveira na variante “Madison” em ciclismo de pista, as duas de prata foram garantidas por Iúri Leitão em ciclismo de pista na variante “Omnium” e por Pedro Pichardo no salto triplo em atletismo, e a de bronze foi conquistada por Patrícia Sampaio no judo.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: