Água espanhola, publicidade portuguesa: foi assim que Cristiano Ronaldo escolheu dar a conhecer o seu mais recente negócio, com recurso às redes sociais. Os comentários não tardaram a multiplicar-se na página oficial de instagram da "Ursu 9", uma água engarrafada proveniente de El Oso, em Ávila, quando utilizadores portugueses deram conta de um pormenor inusitado: as imagens que promovem a água espanhola foram captadas em Portugal.

A dúvida chegou ao Polígrafo sob a forma de mensagem de uma leitora: "Sendo de Arganil e conhecendo as cascatas da Fraga da Pena, gostaria de ser esclarecida sobre se as imagens foram captadas em Arganil e se estão a ser vendidas como se fossem de Espanha."

Na verdade, e apesar de espanhola, a Ursu 9 vai ser comercializada por uma empresa portuguesa, o Grupo Outeirinho, que adquiriu em 2018 a "Aguas Minerares De Avila", onde é captada a água. "A oportunidade surgiu de uma conversa entre amigos comuns, em que nos foi partilhado de que o Cristiano gostaria muito de ter um negócio de água, um produto que é importante para ele. A partir daí, começámos a elaborar uma proposta para tentarmos perceber como poderíamos fazer algo em conjunto, apresentámo-la, o Cristiano disse que era um projeto onde se revia e fizemos avançar o projeto", contou Francisco Ferreira, administrador do Grupo, em entrevista à "Rádio Vizela".

"50 % da sociedade é nossa, 50% é do Cristiano", pormenorizou o empresário à mesma fonte. Aos supermercados portugueses a água espanhola não deverá tardar a chegar: "Neste momento a nossa prioridade é fornecer o mercado espanhol. Dentro de um curto espaço de tempo, avaliaremos se temos capacidade para ir para outros voos. Fruto do nosso passado e dos nossos conhecimentos no país, no início de julho, penso que em quase todos os hipermercados de Portugal, se poderá ver a água à venda."

Sobre a promoção da marca - e nomeadamente a utilização de imagens de uma cascata portuguesa para promover uma água espanhola - o Grupo Outeirinho esclarece ao Polígrafo: "A publicidade e a comunicação das marcas transmitem valores e ilustram histórias inspiradoras, socorrendo-se da arte - como o cinema - para o concretizar."

Para mais, "a Ursu, nas suas várias plataformas, utiliza conteúdos com diferentes origens, nunca identificadas como origem da água, para comunicar e transmitir a essência da marca, como qualquer marca em todo o mundo. E onde, a título de exemplo, se incluem também imagens de Ávila, nos momentos identificados pela voz off".

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Avaliação do Polígrafo:

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