A partilha de notícias de jornais é uma prática comum nas redes sociais, mas quando se mostra apenas uma imagem (sem hiperligação para o artigo) do título e destaque, muitas vezes o objetivo é descontextualizar a informação. Neste caso, mais do que descontextualizar, trata-se mesmo de deturpar e manipular, acrescentando-se um elemento que não fazia parte da notícia original: uma série de fotografias tipo passe de oito homens negros, apontados como "os 'portugueses'".

Em causa está uma notícia de maio de 2022 com o seguinte título: "A Noruega foi o país europeu que mais portugueses expulsou em 2021."

No destaque indica-se que "no ano passado foram deportados para Portugal 370 cidadãos portugueses. Os motivos de expulsão prendem-se com a existência de antecedentes criminais, nomeadamente furtos, roubos e violência doméstica e sexual, entre outras".

Ou seja, ao ilustrar-se a notícia com as fotografias de oito homens negros, associa-se essa cor de pele à criminalidade. Torna-se evidente a sugestão de que os 370 cidadãos portugueses expulsos da Noruega por terem antecedentes criminais eram todos homens negros.

A informação que consta do artigo em causa é verdadeira e foi publicada a 26 de maio de 2022. No entanto, é completamente falso que a imagem em causa tenha sido divulgada pelo jornal.

Contactado pelo Polígrafo, Amílcar Correia, diretor-adjunto do "Público", sublinha que o jornal tem sido um "alvo reiterado" de montagens e manipulações similares nas redes sociais. "Utilizam a imagem do jornal para passar imagens de ódio, de racismo e xenófobas", lamenta.

O responsável do órgão de comunicação social desmente veementemente a divulgação da imagem e garante que casos idênticos, apesar de reportados, acabam por ser "tratados como casos menores" pela Justiça. Informa ainda que não sabe qual a origem da imagem, mas considera que deverá ter sido "criada por grupos racistas e com a intenção de espalhar ódio". 

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network