O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Noite Eleitoral. António Costa reage a apoio de PM e diz que também apoiou Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. Confirma-se?

União Europeia
O que está em causa?
Numa verdadeira troca política, António Costa agradeceu ontem à noite o apoio de Luís Montenegro numa possível candidatura ao Conselho Europeu, mas não deixou de lembrar que também os socialistas apoiaram Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. É verdade?

Ontem à noite, durante o discurso em que assumiu a derrota, Luís Montenegro manifestou pela primeira vez em público o seu apoio a António Costa se este avançar com a candidatura ao Conselho Europeu. “É possível que a presidência do Conselho Europeu seja destinada a um candidato socialista. Se o doutor António Costa for candidato a esse lugar, a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso”, afirmou.

O ex-Primeiro-Ministro, que se sentava nos estúdios da CMTV, reagiu em direto e afirmou que, tendo já falado com Montenegro, o seu posicionamento não era uma surpresa. Ainda assim, lembrou que não avançaria se não tivesse este apoio e que, quando Durão Barroso avançou para a presidência da Comissão Europeia, Costa também o apoiou. É verdade?

Sem relevar o voto – na altura, só Sérgio Sousa Pinto disse publicamente que tinha votado contra -, António Costa, recém-eleito deputado europeu em junho de 2004, admitiu estar “satisfeito” por ver “um português na presidência da Comissão”. “Tal como dissemos”, acrescentou, “não inviabilizámos a eleição”.

Um dia antes da votação, 21 de julho de 2004, Costa prometera isso mesmo, garantindo que os socialistas portugueses não votariam “em qualquer caso contra”, uma promessa que não se cumpriu na totalidade.

Em 2009, numa reeleição, a história repetir-se-ia: “Apoiamos sem ambiguidade a candidatura e reeleição de Durão Barroso.” As palavras eram mais fáceis para os eurodeputados socialistas portugueses do que para outros na Europa, mas Durão Barroso acabou mesmo por ser reeleito para mais um mandato.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque