"NYC [Cidade de Nova Iorque], EUA [Estados Unidos da América]... Um banner com os dizeres 'No Zelensky - No War' apareceu na Quinta Avenida", destaca-se numa publicação de 2 de julho no X (ex-Twitter), com o clip de vídeo (apenas oito segundos de duração) que mostra o suposto cartaz de grande dimensão, afixado na fachada de um prédio nova-iorquino.

"Manifesto gigante em Nova Iorque: 'No Zelensky - No Guerra'", descreve-se noutra publicação do mesmo vídeo, datada de 19 de julho, mas no Facebook. Também detectamos exemplos com descrições em inglês, francês, castelhano, alemão e russo, entre outras línguas. O vídeo é o mesmo e aponta-se sempre no mesmo sentido: um cartaz anti-Zelensky (e anti-guerra) que estará afixado numa das principais artérias da ilha de Manhattan.

Através de ferramentas de análise das imagens, porém, verificamos que o clip em causa foi replicado a partir de um vídeo publicado originalmente a 15 de julho de 2021 na plataforma YouTube.

As imagens do vídeo original, em vez de um cartaz anti-Zelensky (e recorde-se, neste âmbito, que a mais recente invasão da Ucrânia por forças militares da Rússia só teve início na madrugada de 24 de fevereiro de 2022), destaca-se um enorme cartaz com o rosto da cantora Roseanne Park, de origem sul-coreana e neo-zelandesa, embaixadora da "Tiffany & Co.", marca de joalharia norte-americana.

No cruzamento da 5.ª Avenida com a 57.ª Rua de Manhattan, Nova Iorque, está instalada uma loja da "Tiffany & Co.", precisamente no edifício que surge nas imagens do vídeo. Daí o cartaz com o rosto de uma embaixadora da marca.

Por sua vez, no clip de vídeo que entretanto tem sido partilhado nas redes sociais, as imagens do cartaz foram manipuladas, trocando o rosto de Roseanne Park pela mensagem anti-Zelensky e anti-guerra sobre um fundo negro.

  • Este vídeo do TikTok mostra "primeiro-ministro do Senegal" a ser "espancado" numa rua de Paris?

    Tem origem no TikTok mas já saltou para outras plataformas como o Facebook, Twitter ou Instagram. É um "clip" de vídeo que parece mostrar um homem a ser agredido por um grupo de pessoas numa rua parisiense. Nas descrições indica-se que é o primeiro-ministro do Senegal (ou apenas um ministro, em diferentes versões) que "foi passar Férias faustosas em Paris", enquanto no seu país "as pessoas morrem à fome".

De resto, "em 28 de abril de 2023, meses antes de o vídeo alterado começar a circular, a 'Tiffany & Co.' divulgou um comunicado comemorando a reabertura da sua loja. Naquela época, não havia mais andaimes ou faixas ao redor do prédio", sublinha a AFP Checamos, que também classificou este vídeo como "Falso".

"No YouTube, há vídeos mostrando que só havia restos de andaimes no nível do solo no início de abril de 2023 e que, em maio, eles não estavam mais lá", conclui, analisando os elementos visuais que se repetem nos dois vídeos (o original e o falsificado).

_________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.