O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Caldas da Rainha regista quatro casos de “mulheres violadas por indostânicos” no último mês e este vídeo retrata uma das situações?

Sociedade
O que está em causa?
"As vítimas são surpreendidas pelo agressor na via pública, durante a noite, quando se deslocam do trabalho para casa. Já foram conhecidas mais de três violações por parte de indostânicos nas Caldas da Rainha neste último mês", denuncia-se numa publicação no X/Twitter, exibindo um vídeo que supostamente retrata uma das situações de violência sexual.

Uma publicação na rede social X, datada de 13 de dezembro e que conta já com mais de 80 mil visualizações, mostra um vídeo em que aparece um homem a carregar uma mulher na rua. Aparentemente, terá sido gravado em período noturno. “Nas Caldas da Rainha, só no espaço de um mês, este é o quarto caso de mulheres sequestradas e violadas por indostânicos na via pública durante a noite”, sublinha-se na descrição.

Sobre as imagens do vídeo surge outra legenda com mais detalhes: “As vítimas são surpreendidas pelo agressor na via pública, durante a noite, quando se deslocam do trabalho para casa. Já foram conhecidas mais de três violações por parte de indostânicos nas Caldas da Rainha neste último mês.”

Mas será que estes crimes realmente aconteceram? E o vídeo partilhado mostra imagens reais gravadas nas ruas de Caldas da Rainha?

Não. Através da ferramenta de pesquisa reversa de imagens TinEye, o Polígrafo identificou a verdadeira origem deste vídeo que não tem qualquer relação com o que é descrito no tweet em causa.

As imagens foram divulgadas numa notícia do jornal “The Scottish Sun” de 16 de junho de 2023. Mostram uma situação ocorrida em Cardiff, País de Gales, há cerca de 18 meses. Um estudante de 20 anos foi apanhado por câmaras de videovigilância no momento em que “carregava uma jovem mulher alcoolizada para o seu apartamento”, onde a violou e tirou uma “fotografia de troféu”. O indivíduo foi condenado a seis anos e nove meses de prisão.

Questionado pelo Polígrafo, o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a falsidade da publicação no X, assegurando que o conteúdo do vídeo “não corresponde a qualquer artéria ou local da cidade de Caldas da Rainha”.

A mesma fonte informou também que “no presente ano civil foi apenas registada, pela PSP, uma tentativa de violação perpetrada por cidadão de origem indostânica, tendo esta ocorrido no passado mês de outubro. As várias notícias difundidas, algumas mais de oito dias depois dos factos, têm na sua génese o mesmo acontecimento”.

De acordo com a PSP, o suspeito foi “detido pela Polícia Judiciária a 13 de novembro e no dia seguinte presente à autoridade judiciária, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva“.

Portanto, além de o vídeo mostrar uma situação ocorrida em Cardiff há cerca de 18 meses, sem qualquer relação com as Caldas da Rainha, a alegação sobre quatro casos de “mulheres sequestradas e violadas por indostânicos” no último mês também é falsa.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque