O testemunho é recorrente nas redes sociais e já foi partilhado mais de 70 mil vezes, desde 2016, por diversos utilizadores do Facebook. Apesar de a nacionalidade do viajante mudar consoante as diferentes publicações e partilhas, a narrativa é sempre a mesma: um turista que visita Estocolmo e se surpreende com o facto de o acesso ao metro na cidade ser gratuito para quem não pode pagar bilhete.

Metro

“Há alguns anos entrei numa estação de metro de Estocolmo,  a tão civilizada capital da tão primeiro-mundista Suécia, e notei que havia, entre os torniquetes de acesso ao metro, um de passagem grátis livre. Questionei à vendedora de bilhetes o porquê daquele torniquete de acesso livre sem nenhum segurança por perto. Ela explicou que aquela passagem era destinada às pessoas que, por qualquer motivo, não tivessem dinheiro para o bilhete”, lê-se no início do relato, comum às sucessivas publicações.

Existem versões do post a circular em português, catalão, espanhol e italiano. O que os distingue é a personagem que relata a história: por vezes é um turista, outras vezes é um engenheiro ou professor universitário.

No final, é feito um elogio ao comportamento dos habitantes da capital sueca que, apesar de terem a possibilidade viajar de graça, pagam o bilhete, sem exceção.

Mas será a história verdadeira?

Segundo a plataforma de fact-checking da AFP, este relato é falso e as publicações virais foram desmentidas por fonte oficial empresa de transporte públicos de Estocolmo, Storstockholms Lokaltrafik.

É sempre necessário um bilhete para aceder às plataformas do metro, o bilhete tem de estar válido, existem pontos de acesso e são feitas verificações de rotina. Na falta de bilhete, a multa é de 1500 coroas [cerca de 144 euros]”, esclarece o porta-voz da empresa sueca.

No site da empresa está disponível a informação sobre as tarifas de viagem, sem ser mencionado qualquer tipo de acesso grátis. Podem também ser consultadas as multas e penalizações aplicadas a quem circular nos transportes públicos em Estocolmo sem bilhete.

Pode concluir-se que as publicações em questão são falsas, uma vez que não existe nenhum tipo de acesso gratuito ao metro de Estocolmo. Quem circular nos transportes públicos da cidade sem bilhete válido está a incorrer em incumprimento e pode ser multado.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network