O primeiro jornal português
de Fact-Checking

No Facebook garante-se que José Eduardo dos Santos morreu, mas não é verdade

Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no YouTube, veiculou-se insistentemente nos últimos dias que o líder histórico angolano havia morrido. É sabido que o ex-presidente angolano está doente há vários anos, mas o Polígrafo confirmou que a notícia da sua morte não tem fundamento.

O rumor não é novo e voltou a viralizar esta semana no Facebook, através de milhares de partilhas de vídeos com áudios e de textos emocionados em que se garante que José Eduardo dos Santos, ex-presidente angolano, morreu.

Num dos áudios mais divulgados, a autora garante que confirmou com “pessoas que estão lá em Barcelona [cidade espanhola onde Eduardo dos Santos fazia tratamentos oncológicos] e o Zedu [como é vulgarmente tratado] acabou de morrer há coisa de duas horas atrás. É confirmado só que ainda não é oficial”. “Oh, meu Deus, que a sua alma esteja com ele”, lamenta-se, com uma indisfarçável consternação.

Noutro post, este em vídeo, pode ver-se a imagem de um helicóptero prestes a deslocar. Supostamente tratar-se-ia da aeronave que transportaria o caixão do ex-dirigente. Diz o narrador: “O pessoal que estava a tomar conta dele lá em Espanha já regressou para Angola (…) falta anunciar que o homem já está falecido.”

Outro post, este em forma de texto, também dá por adquirido o desaparecimento do ex-político angolano. Mas, contrariamente ao que acontece com o anterior, o tom é de júbilo:

MUNDO MELHOR

José Eduardo dos Santos morreu.
Em Barcelona, numa cidade que 99% dos Angolanos nem imagina que exista.
No luxo da mansão também ela adquirida com o imenso tanto que roubou ao povo.
Assistido pelis melhores médicos que nenhum Angolano tem.
Tratado numa clínica que em Angola não há porque os recursos da nação não estão ao serviço do povo.
Falso, cleptocrata, corrupto, deixou um país e um povo na miséria enquanto ostentava riqueza pessoal e a distribuía pelo seu séquito e família.
A doença apanhou-o.
Aleluia.

angola

O Polígrafo contactou fontes familiares de José Eduardo dos Santos, que confirmaram sem margem para dúvidas que o antigo líder angolano está, ao dia de hoje, vivo. Tchizé dos Santos, sua filha, já reagiu às especulações através de uma publicação na sua conta no Instagram, onde desabafou: “Desejar a morte de alguém é o último grau de decadência humana.”

[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Cdc2GsyM4Ft/”/]

É público que, pelo menos desde 2013, Eduardo dos Santos tem vindo a receber tratamentos médicos em Espanha, mais concretamente no Centro Médico Teknon, considerado uma das melhores unidades de saúde oncológica na Europa. Neste momento, ao que o Polígrafo apurou, o seu problema oncológico encontra-se estabilizado.

Esta semana, aquele Centro Médico espanhol lançou um comunicado público em que confirma que a saúde do ex-líder angolano se encontra “estável”.

angola

Em suma, estamos perante mais um rumor massivamente divulgado nas redes sociais.

Nota editorial: este artigo foi atualizado às 18h45 do dia 18 de maio, com a inclusão do comunicado do Centro Médico Teknon. A avaliação não sofreu alterações

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...