O rumor não é novo e voltou a viralizar esta semana no Facebook, através de milhares de partilhas de vídeos com áudios e de textos emocionados em que se garante que José Eduardo dos Santos, ex-presidente angolano, morreu.

Num dos áudios mais divulgados, a autora garante que confirmou com “pessoas que estão lá em Barcelona [cidade espanhola onde Eduardo dos Santos fazia tratamentos oncológicos] e o Zedu [como é vulgarmente tratado] acabou de morrer há coisa de duas horas atrás. É confirmado só que ainda não é oficial”. “Oh, meu Deus, que a sua alma esteja com ele”, lamenta-se, com uma indisfarçável consternação.

Noutro post, este em vídeo, pode ver-se a imagem de um helicóptero prestes a deslocar. Supostamente tratar-se-ia da aeronave que transportaria o caixão do ex-dirigente. Diz o narrador: "O pessoal que estava a tomar conta dele lá em Espanha já regressou para Angola (...) falta anunciar que o homem já está falecido."

Outro post, este em forma de texto, também dá por adquirido o desaparecimento do ex-político angolano. Mas, contrariamente ao que acontece com o anterior, o tom é de júbilo:

MUNDO MELHOR

José Eduardo dos Santos morreu.
Em Barcelona, numa cidade que 99% dos Angolanos nem imagina que exista.
No luxo da mansão também ela adquirida com o imenso tanto que roubou ao povo.
Assistido pelis melhores médicos que nenhum Angolano tem.
Tratado numa clínica que em Angola não há porque os recursos da nação não estão ao serviço do povo.
Falso, cleptocrata, corrupto, deixou um país e um povo na miséria enquanto ostentava riqueza pessoal e a distribuía pelo seu séquito e família.
A doença apanhou-o.
Aleluia.

angola

O Polígrafo contactou fontes familiares de José Eduardo dos Santos, que confirmaram sem margem para dúvidas que o antigo líder angolano está, ao dia de hoje, vivo. Tchizé dos Santos, sua filha, já reagiu às especulações através de uma publicação na sua conta no Instagram, onde desabafou: "Desejar a morte de alguém é o último grau de decadência humana."

É público que, pelo menos desde 2013, Eduardo dos Santos tem vindo a receber tratamentos médicos em Espanha, mais concretamente no Centro Médico Teknon, considerado uma das melhores unidades de saúde oncológica na Europa. Neste momento, ao que o Polígrafo apurou, o seu problema oncológico encontra-se estabilizado.

Esta semana, aquele Centro Médico espanhol lançou um comunicado público em que confirma que a saúde do ex-líder angolano se encontra "estável".

angola

Em suma, estamos perante mais um rumor massivamente divulgado nas redes sociais.

Nota editorial: este artigo foi atualizado às 18h45 do dia 18 de maio, com a inclusão do comunicado do Centro Médico Teknon. A avaliação não sofreu alterações

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network