"No Continente com 25% de desconto este Nestum de chocolate custa 2,14 euros. Num mercado pequeno o preço sem desconto é de 1,69 euros", destaca-se numa publicação de 17 de março no Facebook que já acumula milhares de partilhas. Exibe duas imagens com os referidos preços de uma embalagem de 250 gramas de Nestum (com chocolate) à venda nos hipermercados Continente e num supermercado local.

"Sempre achei que as grandes superfícies, por comprarem em maiores quantidades e consequentemente a preços mais baixos, que o preço ao consumidor final seria mais baixo. Há alguns anos mudei de opinião quando vi que a mesma máquina de lavar roupa que comprei na altura custava na Rádio Popular mais 100 euros do que numa loja pequena, onde efetivamente a comprei com entrega incluída", acrescenta o autor do texto em causa.

  • Becel está a vender menor quantidade de creme vegetal na mesma embalagem e com preço superior?

    Ainda por cima mais caro. A denúncia está a ser partilhada viralmente nas redes sociais, gerando indignação. "A Becel que tinha uma embalagem de 500 gramas alterou o peso para 450 gramas e subiu o preço quase para o dobro, de aproximadamente 3,5 euros para mais de 5 euros, diminuindo a quantidade em 50 gramas, mas mantendo a dimensão e forma e até o 'design' da embalagem", acusa-se.

"Ao comprarmos em lojas pequenas, além de pouparmos em muitos artigos, estamos a ajudar famílias como a maioria de nós a terem uma vida melhor, em vez de ajudarmos os milionários a comprarem a 8.ª mansão ou o 5.º iate de luxo", conclui.

Respondendo a pedidos de vários leitores, o Polígrafo verifica.

Desde logo identificamos a origem das imagens num tweet de 16 de março que apresenta mesmo uma fatura da compra da referida embalagem de Nestum na loja Superpontinha, um pequeno supermercado situado na Pontinha, Odivelas.

Nesse tweet comenta-se: "Haverá certamente explicação para isto. Qual será?"

Na página dos hipermercados Continente, mediante pesquisa focada nos produtos Nestum, verificamos que a embalagem de 250 gramas (com chocolate) está a ser vendida ao preço de 2,89 euros, mas baixa para 2,14 euros no âmbito de uma promoção (25% de desconto) em vigor.

O Polígrafo contactou o Continente que, em resposta, "confirma que vende estes produtos nas suas lojas ao preço indicado no linear, usufruindo ainda o cliente de eventuais descontos, em vigor em cada momento, bem como, das vantagens associadas ao cartão Continente".

Quanto ao Superpontinha, o Polígrafo contactou a loja em causa e confirmou que o preço da mesma embalagem de Nestum não vai além de 1,69 euros. Sem qualquer promoção ou desconto em vigor.

Pelo que se confirma a veracidade da publicação viral que compara os preços de um produto nos hipermercados Continente e num supermercado local da Pontinha.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network