O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Nenhum treinador do Sporting tinha perdido quatro dos primeiros cinco jogos, como aconteceu com João Pereira?

Desporto
O que está em causa?
Nas redes sociais há quem considere "histórico" o alegado recorde de João Pereira de ter quatro derrotas nos primeiros cinco jogos como treinador do Sporting. Confirma-se?
© Agência Lusa / Manuel Fernando Araújo

Depois de vencer o segundo campeonato nacional ao comando do Sporting, Ruben Amorim rumou em novembro para Inglaterra, onde começou a treinar o Manchester City. Foi então que João Pereira se tornou o treinador dos “leões”, numa passagem que viria a ser breve. Depois de oito jogos, metade dos quais terminados com derrotas, o sucessor de Ruben Amorim deixou o clube para dar lugar a Rui Borges, ex-treinador do Vitória de Guimarães.

No rescaldo da saída de João Pereira, houve quem nas redes sociais alegasse que o treinador conseguiu um feito “histórico” pelos piores motivos. “João Pereira é o primeiro treinador da história do Sporting a ter quatro derrotas nos cinco primeiros jogos pelo clube”, lê-se numa publicação de X (antigo Twitter). Confirma-se?

Consultando a base de dados do site de futebol Zerozero, é possível verificar que o Sporting já teve em mais de cem anos, 90 treinadores, que estiveram à frente das equipa pelo menos durante um jogo (a passagem de Sinisa Mihajlovic – treinador dos “leões” durante poucos dias, em 2018, sem fazer nenhum jogo – não é contabilizada). Dos 90, dez não cumpriram sequer cinco jogos.

Os primeiros cinco jogos de João Pereira à frente do Sporting foram contra o Amarante FC para a Taça de Portugal, o Arsenal e o Clube Brugge para a Liga dos Campeões e contra o Santa Clara e o Moreirense para o campeonato.

Além da goleada por 6-0 ao Amarante, todos os restantes jogos terminaram com derrotas: 1-5 frente ao Arsenal; 0-1 com o Santa Clara; 2-1 frente ao Moreirense; e 2-1 contra o Clube Brugge.

Analisando os dados do Zerozero de todos os treinadores que já treinaram o Sporting, confirma-se: nunca um teve quatro derrotas nos primeiros cinco jogos.

Até agora, no máximo, tinha havido apenas treinadores a perderem três vezes nos primeiros cinco jogos.. Aconteceu com o alemão August Sabbo, na época de 1921/22; Abel Picabêa entre 55/56 e 56/57; Fernando Argila em 66/67 (o sexto jogo foi também uma derrota) e Srecko Radisic em 80/81.

Confirma-se, portanto, que nunca, na história do Sporting, um treinador tinha perdido quatro dos primeiros cinco jogos tal como sucedeu com João Pereira durante esta época.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque