O primeiro jornal português
de Fact-Checking

NASA lançou cápsula tripulada a partir de avião para encenar uma falsa missão espacial em 1958?

Sociedade
O que está em causa?
É mais um capítulo da série "a NASA mente" que o Polígrafo tem verificado ao longo dos últimos anos. Depois de "os satélites são um mito", "o espaço é 'fake'" ou a "aterragem" na Lua "nunca aconteceu", desta vez aponta-se para a suposta encenação de uma missão espacial no final da década de 1950. Mais uma mentira viral nas redes sociais.

A NASA mente” e “os satélites são um mito” pois não resistiriam às altas temperaturas no espaço? Imagens da Terra e da Lua divulgadas pela NASA provam que “o espaço é ‘fake’”? Astronauta norte-americano Buzz Aldrin admite que “aterragem na Lua não aconteceu”? Pegadas de Neil Armstrong na Lua não coincidem com as solas das botas que utilizou? Estes são alguns exemplos da série de fake news relacionadas com a NASA e respetivas missões espaciais que o Polígrafo verificou nos últimos anos, geralmente associadas ou com origem em páginas sobre “as fraudes da NASA”, “os ficheiros secretos da NASA” ou mais simplesmente “a NASA mente”.

Num dos mais recentes exemplos – e que tratamos de verificar neste artigo – denuncia-se que uma missão especial realizada em 1958 terá sido encenada, na medida em que a NASA lançou uma cápsula tripulada a partir de um avião, “fingindo que tinha acabado de regressar da Lua”. As publicações em causa exibem mesmo um vídeo que parece mostrar o lançamento da cápsula, pretensa prova da “encenação”. Mas será que esta história tem algum fundamento?

Na realidade, as imagens em causa foram replicadas a partir de um vídeo que retrata testes efetuados entre 1959 e 1961 no âmbito do “Projeto Mercúrio“, o primeiro projeto tripulado de exploração espacial da NASA, agência espacial dos Estados Unidos da América (EUA).

O principal objetivo dessa missão consistia em colocar um ser humano no espaço, a orbitar em torno da Terra, para depois recuperá-lo em segurança.

A plataforma “Lead Stories” apurou entretanto que as imagens correspondem a um teste de lançamento de uma cápsula não tripulada. Aliás, o primeiro voo tripulado só foi realizado dois anos depois, em 1961 – primeiro pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin, em abril, e só depois pelo astronauta norte-americano Alan Shepard, em maio.

Em suma, não foi uma encenação. Além de que a cápsula não era tripulada. As imagens mostram afinal um teste da NASA realizado em 1959 no âmbito do “Projeto Mercúrio”.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque