“Em comparação ao Sporting, mais 2 faltas por jogo, 22 faltas no total a mais, apenas com 7 amarelos dados a mais. Não vejo nada por aí além. Nos anos anteriores, quando aconteceu o mesmo com o Sporting não existia disparidade nenhuma de critérios…”
Esta publicação alude à correlação entre faltas e advertências disciplinares (cartões amarelos e vermelhos), um tema colocado em cima da mesa pelo FC Porto na reunião tida esta semana (terça-feira) com os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, segundo noticiou o jornal O Jogo.
Nesse encontro, os dirigentes portistas terão reclamado do facto dos dragões terem um rácio falta/cartão amarelo bastante mais baixo do que os seus rivais, ou seja, os seus jogadores serem admoestados com cartão amarelo com mais “facilidade” (ao cabo de menos faltas cometidas).
O que sucedeu no passado recente no que respeita a esta correlação?
O Polígrafo Futebol consultou os dados das últimas três épocas no FotMob, site especializado em estatística futebolística, e constatou que, de facto, a correlação entre faltas e cartões amarelos não é simétrica, aliás, épocas houve em que apresentou tendências inversas.
Na temporada passada, o FC Porto apresentou uma maior média de faltas por jogo que o Sporting (14,2 vs. 11,5) mas os leões tiveram mais cartões vermelhos (7 vs. 4). Já em relação aos cartões amarelos, do ponto de vista quantitativo, o rigor foi maior em relação ao FC Porto (90 amarelos, média de uma amostragem por cada 5,37 faltas) do que ao Sporting (64 amarelos, média de uma amostragem por cada 6,11 faltas).
Em 2023/24, o FC Porto fez mais faltas do que o Sporting (14 vs. 11,6 por jogo) e viu mais cartões amarelos e vermelhos, embora tivesse existido uma muito maior desproporção nos cartões vermelhos (também influenciada por expulsões devido a protestos) do que nos cartões amarelos, respetivamente 3 vs. 9 (média de 1 amarelo por cada 5,47 faltas vs. 1 amarelo por cada 5.19 faltas) e 76 vs. 87.
O registo mais contraditório entre faltas e penalizações disciplinares acontece na temporada 2022/23: o FC Porto cometeu mais faltas por jogo do que o Sporting (14,7 vs. 12,5), mas são os leões a verem mais cartões amarelos (70 vs. 85). Já quanto a “vermelhos”, o FC Porto viu 5 e o Sporting 3.
Faltas e cartões nas últimas três épocas*
| Época | Média de faltas por jogo | Cartões amarelos | Cartões vermelhos | |
| FC Porto
Sporting |
2024/25 | 14,2
11,5 |
90
64 |
4
7 |
| FC Porto
Sporting |
2023/24 | 14
11,6 |
87
76 |
9
3 |
| FC Porto
Sporting |
2022/23 | 14,7
12,5 |
70
85 |
5
3 |
*Dados FotMob
Desta forma, seguindo a lógica da correlação utilizada esta semana pelos dirigentes do FC Porto e conforme sugerido pela publicação, é verdadeiro que em qualquer das últimas três épocas o Sporting foi mais penalizado do que o FC Porto no rácio faltas/cartões, em especial na época 2022/23.
_________________________
Avaliação do Polígrafo Futebol: