"Zelensky é primo de George Soros, diz o Pentágono oficialmente. Quando uma imagem diz mais que mil palavras", escreve o autor de uma das muitas publicações semelhantes encontradas pelo Polígrafo no Facebook. No post, de 7 de abril, são partilhadas as fotografias de Volodymyr Zelensky e de George Soros, mas também uma montagem que coloca ambas as imagens lado a lado para provar as semelhanças entre os dois homens.

Esta alegação tem algum fundamento?

A informação que circula nas redes sociais é falsa. O Polígrafo verificou os comunicados de imprensa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e também as publicações nas contas oficiais do Pentágono no Facebook, no Twitter e no Instagram, mas não encontrou qualquer referência a uma ligação familiar entre o presidente da Ucrânia e o multimilionário norte-americano.

Além disso, tanto um porta-voz do Pentágono como os representantes de George Soros e da sua organização, a "Open Society Foundations", confirmaram à "Associated Press" que a alegação é falsa. O Departamento de Defesa dos EUA também negou que algum dos seus oficiais seja a fonte de informação do boato.

No site de George Soros é possível verificar que o milionário nasceu na Hungria, em 1930. Aos 17 anos, trocou Budapeste por Londres e depois, em 1956, emigrou para os Estados Unidos. Já Volodymyr Zelensky, 48 anos mais novo do que Soros, nasceu na Ucrânia, em 1978.

Numa entrevista à agência de notícias ucraniana Interfax, em 2020, Zelensky foi questionado sobre Soros e respondeu: "Não estou familiarizado com alguém chamado Soros. Nunca o conheci." A pergunta não foi inocente, uma vez que já circularam conspirações, em 2019, sobre a alegada ligação de Soros à Ucrânia e, mais recentemente, rumores que garantiam que o milionário admitia ter ajudado Zelensky chegar ao poder.

Não é a primeira vez que surge desinformação sobre a família de George Soros. Desde ser o suposto avô da ativista Greta Thunberg, até ser tio da governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, e do marido de Chelsea Clinton, Marc Mezvinnsky.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network