- O que está em causa?De acordo com várias publicações que têm circulado, o Pentágono terá garantido que o presidente ucraniano e o milionário norte-americano George Soros são da mesma família. Supostamente, de forma oficial, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou que os dois são primos. Contudo, trata-se de desinformação uma vez que o Pentágono nunca fez nenhum comunicado nem qualquer oficial fez semelhante afirmação. Também não existem provas de qualquer relação familiar entre Zelensky e Soros.

"Zelensky é primo de George Soros, diz o Pentágono oficialmente. Quando uma imagem diz mais que mil palavras", escreve o autor de uma das muitas publicações semelhantes encontradas pelo Polígrafo no Facebook. No post, de 7 de abril, são partilhadas as fotografias de Volodymyr Zelensky e de George Soros, mas também uma montagem que coloca ambas as imagens lado a lado para provar as semelhanças entre os dois homens.
Esta alegação tem algum fundamento?

A informação que circula nas redes sociais é falsa. O Polígrafo verificou os comunicados de imprensa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e também as publicações nas contas oficiais do Pentágono no Facebook, no Twitter e no Instagram, mas não encontrou qualquer referência a uma ligação familiar entre o presidente da Ucrânia e o multimilionário norte-americano.
Além disso, tanto um porta-voz do Pentágono como os representantes de George Soros e da sua organização, a "Open Society Foundations", confirmaram à "Associated Press" que a alegação é falsa. O Departamento de Defesa dos EUA também negou que algum dos seus oficiais seja a fonte de informação do boato.
No site de George Soros é possível verificar que o milionário nasceu na Hungria, em 1930. Aos 17 anos, trocou Budapeste por Londres e depois, em 1956, emigrou para os Estados Unidos. Já Volodymyr Zelensky, 48 anos mais novo do que Soros, nasceu na Ucrânia, em 1978.
