O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Não, Luís Filipe Vieira não é arguido no caso dos e-mails

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Hoje, o Correio da Manhã avançou, em manchete, que o presidente do Sport Lisboa e Benfica foi constituído arguido no chamado "caso dos e-mails". A PGR acabou por desmentir a informação.

O Correio da Manhã (CM) avançou esta terça-feira, em manchete, que o Presidente da SAD do Sport Lisboa e Benfica era arguido no caso dos e-mails, em que se investigam crimes de corrupção desportiva. De acordo com o CM, existe uma certidão no processo do e-Toupeira que indica que, além do líder benfiquista, o seu braço direito, Paulo Gonçalves, o comentador benfiquista Pedro Guerra e o ex-árbitro de futebol Adão Mendes são igualmente arguidos no caso. Num primeiro momento, a PGR fez saber que “neste momento, o referido inquérito tem um arguido constituído, não sendo nenhuma das pessoas mencionadas na notícia”, mas acabou por corrigir a informação: “Neste momento, o referido inquérito tem um arguido constituído, trata-se de Paulo Gonçalves”.

Correio da Manhã

 

Assim, torna-se claro que Luís Filipe Vieira, Presidente da SAD do Sport Lisboa e Benfica não é arguido no chamado “caso dos e-mails”. Luís Filipe Vieira é arguido em apenas um caso judicial, o processo Lex, que também envolve o juiz Rui Rangel.

Os advogados do clube já requereram a instrução do referido processo, arrolando como testemunhas o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o antigo presidente do Sporting, Sousa Cintra, o presidente do Sporting Clube de Braga, António Salvador, e o Presidente do Vitória Sport Clube (vulgo Vitória de Guimarães), Júlio Mendes.

Por estes motivos dizer que Luís Filipe Vieira é arguido neste caso é…

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes