"Não, isto não é uma montagem. É Fátima, Portugal, 2022", lê-se na legenda de uma imagem que está a circular nas redes sociais e que foi enviada por vários leitores ao Polígrafo.

Na fotografia em causa observa-se um conjunto de velas em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é retratado enquanto um santo. “Acenda uma vela pela Ucrânia”, apela-se, em língua inglesa, num cartão visível na imagem.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial do Santuário de Fátima garante que as velas em causa "não estão nem estiveram à venda nas lojas oficiais do Santuário de Fátima".

Além disso, uma pesquisa reversa da imagem revela que esta circula nas redes sociais, em vários blogues e sites desde o início de maio. Num site apresentado como de “curiosidades, informações proibidas e imagens amaldiçoadas”, a fotografia foi divulgada com a seguinte descrição: "algures na Grã-Bretanha".

A qualidade da imagem partilhada nesta página torna legível o texto do cartão colocado à frente das velas. “Cem por cento dos rendimentos serão doados para a ONG Global Response Management, que está a apoiar as necessidades do povo ucraniano, incluindo a necessidade imediata de equipamentos médicos”, informa-se no texto. A Global Response Management é uma ONG médica internacional liderada por veteranos de guerra registada nos Estados Unidos. “Existimos para levar medicina humanitária de emergência a populações vulneráveis ​​deslocadas por conflitos, guerras ou desastres”, destaca-se na apresentação da organização.

No Twitter, a fotografia já foi partilhada centenas de vezes, em contas de várias nacionalidades. Num tweet, datado de 2 de maio, destaca-se, em espanhol, que "estão a ser vendidas velas de São Zelensky na Ucrânia".

Os restantes posts em que a imagem surge, a maioria em língua inglesa, remetem para a venda deste artigo religioso em vários países. Mas não existe uma referência direta à venda deste tipo de velas em Portugal, ou mais especificamente em Fátima.

Produtos idênticos estão à venda em várias lojas online. No Etsy, um site de comércio online, está à venda uma vela com a seguinte descrição: "Adicione o herói Zelensky ao seu altar!". Nos detalhes do produto refere-se que 20% dos lucros das venda do artigo destinam-se a ajudar a Ucrânia e o seu povo.

Em suma, não existem provas de que estas velas estão a ser comercializadas em Fátima, ou sequer em Portugal. Mas a verdade é que vários artigos religiosos com a imagem de Zelensky retratado enquanto um santo estão a ser vendidas em várias lojas online, na maioria dos casos com as receitas a reverter para o auxílio ao país em guerra desde 24 de fevereiro, após a invasão da Rússia.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network