“Quem foi o génio que passou a ‘Carvalhesa’ no púlpito no final da manifestação do Chega?” Assim se questiona num tweet publicado ontem (29 de setembro), dia em que se realizou uma manifestação contra a “imigração descontrolada”, convocada pelo partido Chega, em Lisboa.
Os comentários não tardaram, mas dividiram-se entre os que não acreditaram que tal tivesse acontecido e os que apontaram a ignorância do Chega por, alegadamente, ter passado uma música conhecida por ser o hino do PCP nas suas campanhas eleitorais.
Confirma-se que se ouviu a “Carvalhesa” no final da manifestação do partido liderado por André Ventura?
Não. O único hino que se ouviu foi o de Portugal, “A Portuguesa”, por volta das 18h14, com a direção nacional do Chega e o próprio presidente do partido no púlpito a entoarem o símbolo nacional. A música foi cantada mais do que uma vez ao longo da manifestação.
Relativamente às imagens que constam do vídeo que foi partilhado no X, estas foram retiradas da emissão da CNN Portugal, a partir das 17h45, minutos antes de André Ventura discursar.
O vídeo foi manipulado e cortado para que, como fundo, se ouvisse a “Carvalhesa” – quando o áudio original prova que tal não aconteceu – e de modo a ocultar o logótipo de CNN Portugal para que não fosse clara a origem do mesmo.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: