Quando, em 1968, Linda Lyndell gravou a canção “What a man”, para a editora Stax, o tema conseguiu alguma projeção mas não foi além de um êxito menor no género R&B - atingiu o 50º posto da tabela Billboard para aquele género musical.

A canção ficou como que perdida no tempo até que, no início da década 90 do século passado, a banda feminina hip-hop Salt-n-Pepa a foi desencantar, dando-lhe uma nova identidade. O espírito, a mensagem e até a progressão rítmica, estão lá. Mas as mutações são evidentes. Começando na letra. A glorificação daquelas que as cantoras consideram ser as boas qualidades do género masculino, estão lá. Com outras palavras, claro, mas a mensagem é semelhante. O refrão manteve-se intacto, ou quase. Em vez de “What a Man”, as Salt-n-Pepa dão-lhe um cunho  do calão típico de rua e “retocaram” o título da canção para “Whatta Man”. No domínio do ritmo, saímos do universo soul R&B e mergulhamos de cabeça no hip-hop.

Linda Lyndell
Singel de "What a Man", de 1968

Apesar de ser uma canção que reforça o ponto de vista feminino sobre os homens, a verdade é que em nenhum dos casos - versão original e versão reescrita - a letra tem como autora uma mulher. A canção interpretaram por lyndelll foi escrita pelo produtor da Atlantic Records Dave Crawford. E a versão das Sal-n-Pepa tem a assinatura do produtor da banda Hurby Azor, revela o site Songfacts.

En Vogue
créditos: MTVazquez40

Mas neste “roubo” o trio hip-hop teve cúmplices de peso: outra banda 100% feminina, não do universo hip-hop, mas do território R&B, as En Vogue. Mais um nome forte da cena musical do final dos anos 80/início dos anos 90. Era preciso dar um cunho vocal mais suave, mais “cantado” do que o estilo mais “falado” do registo rap das Salt-n-Pepa e a opção pelo quarteto En Vogue foi a escolha certeira. A canção tem, de resto, assinatura composta: Salt-n-Pepa com En Vogue.

As duas bandas reuniram-se há cerca de um ano, na cerimónia de entrega dos prémios Billboard, para reinterpretar o êxito partilhado em 1993, ao vivo, e aquele que continua a ser o tema com a assinatura Salt-n-Pepa que mais longe chegounas tabelas: 3º lugar.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso