O desafio da “Rolling Stone” foi muito bem recebido pelos seus leitores: indicar quais foram as 10 piores bandas dos anos 1990. “Como podem imaginar, a reação foi incendiária e os votos começaram a chegar aos magotes”, lê-se no texto que antecede a revelação da lista.

A votação revelou uma embirração natural com os Limp Bizkit e os Creed, os primeiros da lista. “As pessoas pareciam ter um desprezo particular relativamente a uma banda rap-rock do final dos anos 90 e uma banda pós-grunge cujo vocalista soa ligeiramente a Eddie Vedder [líder dos Pearl Jam]". Mas ninguém ficou a salvo da desconsideração dos votantes. A “Rolling Stone” revela que também os Goo Goo Dolls e os Smashing Pumpkins foram contemplados com votos.

Até aqui, tudo normal. Nem uma banda com a dimensão dos Smashing Pumpkings é unânime. Mas, como é natural, não foi alvo de votos suficientes para entrar nesta lista.  Começamos a suspeitar de algo inesperado quando, antes de avançar com a lista, e antecipando a ira dos leitores, a revista deixa o aviso: “Estes resultados vão, seguramente, irritar muitas pessoas. Mas lembrem-se que se trata de uma votação dos leitores. Não tivemos nada a ver com o resultados.” E, preparando os leitores para o pior, eis o alerta: “está aqui uma banda que vai deixar muitas pessoas furiosas e chocadas.”

A meio da tabela, lá estavam os Nirvana. Uma presença tão inesperada quanto incompreensível, pois se houve uma banda que marcou os anos 90 - e a música em geral, independentemente da era - foi a banda de Seattle liderada por Kurt Cobain.

O resultado foi de tal modo embaraçoso para a Rolling Stone que as desculpas iriam regressar no texto onde se tecem considerações sobre as bandas que compõem aquele top 10 onde nenhuma delas desejaria estar. O texto dedicado aos Nirvana começa assim: “What the fuck happened here?”. Não é necessária qualquer tradução, pois não? E continua: “Será que os membros dos Warrant, Mötley Crüe, Poison e Bang Tango se reuniram para entupir as caixas de voto? Quem odeia os Nirvana?”

Perante tal embaraço, a Rolling Stone optou pela abordagem pedagógica, sublinhando que os Nirvana foram uma GRANDE banda e que os seus três álbum roçam a perfeição. O texto dedicado a Cobain e companhia termina assim: “Pedimos desculpa, mas todos os que votaram neles estão errados.”

Esta é a lista final desta votação de há cerca de 7 anos:

  1. Creed
  2. Nickelback
  3. Limp Bizkit
  4. Hanson
  5. Nirvana
  6. Hootie and the Blowfish
  7. Bush
  8. Spin Doctors
  9. Ace of Base
  10. 10.Dave Matthews Band

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network