Chris Curtis, então baterista dos The Searchers, procurava uma nova sonoridade. A banda que “roubou” o nome ao western de John Ford, de 1956, foi formada em Liverpool, tal como os Beatles, e o seu rock tinha uma sonoridade típica daquela época, mas Curtis apontava para outras direções.

Foi assim que, em 1968, reuniu os Roudabout, projeto de uma super banda composta por pesos pesados que iam entrando e saindo do grupo, como se estivessem num carrossel musical. Depois de uma breve digressão pelos países nórdicos, o guitarrista Ritchie Blackmore sugeriu a alteração do nome do agrupamento formado em Hertford, Inglaterra, para aquele que ainda hoje mantém: Deep Purple. Foi logo em 1968 que foi editado o primeiro longa duração, “Shades of Deep Purple”, continha uma mistura de originais com versões de músicas de outros autores.

Hush” segunda faixa do disco, cabe na segunda categoria. “Roubada” a Joe South, esta canção foi pela primeira vez gravada em 1967 pelo cantor country Billy Joe Royal. A canção ficou no ouvido e foi regravada por uma série de artistas desde então. Mais recentemente foram rockers psicadélicos britânicos Kula Shaker a trazer a canção novamente aos tops, tendo atingido o número 2 no Reino Unido, em 1997.

Além de “Hush”, o disco de estreia dos Purple tinha, ainda, uma versão de “Help” dos Beatles e outra de “Hey Joe”, de Billy Roberts (a versão mais conhecida deste tema foi assinada por Jimi Hendrix).

Quanto ao autor da canção, Joe South, gravou e compôs uma série de outros êxitos, entre eles aquele que será a sua mais conhecida criação, “Games People Play”, que gravou em 1968.

Numa entrevista concedida ao site Songfacts, em 2014, Steve Morse, guitarrista dos Deep Purple desde 1994, classificou “Hush” como “o ritmo mais básico do mundo”, sublinhando que “é apenas Na nana na na na nananana.” Porém, reconhece na mesma entrevista, que “os Deep Purple entraram no mapa do hard rock com esta versão de ‘Hush’”. Morse, já com 65 anos, é o mais novo do atual alinhamento dos Deep Purple e o único americano desta banda que mantém a dor formação (quase) exclusivamente britânica.

Os Deep Purple, juntamente com os Led Zeppelin e os Black Sabbath - três bandas britânicas, todas formadas em 1968 - são apontados como os principais percursores do hard rock e do heavy metal.

.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network