Telegram Sam” é uma canção de 1972 cheia de personagens e de referências a pessoas que, de alguma forma, são próximas de Marc Bolan, o líder da banda glam rock T. Rex. O título da canção é a alcunha que Bolan deu ao agente da banda, Tony Secunda, que já tinha trabalhado com os Moody Blues e iria agenciar, mais tarde, os Motorhead e os Pretenders, entre outros.

Marc Bolan
Marc Bolan com os T. Rex em concerto, em 1973

Jungle faced Jake seria o assistente de Secunda, Sid Walker, e Bobby, descrito na canção como “poeta nato, fora de alcance”, seria uma referência clara a Bob Dylan. Bolan faz, também, uma referência a si próprio onde, entre outros atributos, refere o seu “cabelo de saca-rolhas”.

A canção entrou diretamente para o terceiro lugar do top britânico mas rapidamente assumiria o primeiro, onde se manteve durante duas semanas.

Telegram Sam” regressaria 8 anos mais tarde, pela mão da banda Bauhaus que, antes de “roubar” esta canção aos T. Rex, já se tinha apropriado do nome da famosa escolha alemã de arquitetura, design e artes plásticas fundada em 1919 - o primeiro nome da banda de Peter Murphy, Daniel Ash, David J e Kevin Haskins foi, aliás, Bauhaus 1919.

Bauhaus
Bauhaus em concerto, em 2006, após a reunião créditos: Pedro Figueiredo

Na versão de 1980, dos Bauhaus, as personagens de Bolan são mergulhadas na atmosfera sombria e gótica do pós-punk. As cabeleiras fartas e exóticas, a maquilhagem e as roupas de cores berrantes, típicas do glam rock, são substituídos por um cenário industrial austero, a preto e branco, que marca o vídeo que os Bauhaus fizerem para esta canção. A sonoridade do tema regressa mais marcada pelos riffs de guitarra, mais presentes e agressivos. E até as personagens de Bolan, que quando são cantadas por si conseguimos imaginá-las com um ar simpático, são transformadas em seres mais lúgubres quando os seus nomes - como Purple Pie Pete ou Jungle Faced Kjake - são pronunciados por Peter Murphy.

Os Bauhaus terminaram em 1983, com uma carreira curta de apenas 5 anos (a formação da banda data de 1978) mas que iria influenciar um conjunto vasto de bandas. Peter Murphy teve uma carreira a solo com assinalável sucesso e os restantes 3 elementos da banda acabariam por formar os Love and Rockets.

Quanto a Marc Bolan e os T. Rex, tiveram sucesso assinalável mas definitivamente interrompido pelo desaparecimento do líder da banda, num despiste automóvel, ao volante de um Mini 1275 GT, após um jantar, em setembro de 1977.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro