Os primeiros 28 segundos de “Sweet Little Sixteen”, de Chuck Berry, deixam-nos a estranha a sensação de já termos ouvido aquela canção ou outra muito semelhante. O ritmo, os acordes tocados na guitarra e até a cadência e estrutura da letra são semelhantes a um tema que todos conhecemos bem - seja o original ou as inúmeras versões e adaptações que foram sendo feitas por diversas bandas ou para gingles de anúncios de televisão. Estamos a falar de “Surfin’ USA”, uma das canções maiores dos Beach Boys.

Esta mistura com a sobreposição dos dois temas deixa bem evidente a “inspiração” de Brian Wilson para a composição de “Surfin’ USA”, que atingiu o terceiro posto da tabela Billboard 100, em 1963. Os Beach Boys partilharam os louros com Berry? Inicialmente não. E é precisamente isso que o jornal Washignton Post sublinha.

Chuck Berry
Chuck Berry

A co-autoria apenas foi assumida pela força. A revista Rolling Stone refere que Wilson recriou o tema como uma homenagem a Berry. “Peguei em “Sweet Little Sixteen” e reescrevi a canção, tornei-a em algo nosso [dos Beach Boys]”, disse Brian Wilson, citado pelo Los Angeles Times. A letra é, efetivamente, diferente: em vez de cidades dos EUA, Wilson destacou spots de surf. A estrutura rítmica, essa, mantém-se muito fiel ao original de Berry, de 1958.

Este “tributo” foi, contudo, interpretado pelo advogados do guitarrista como plágio. O pai de Brian Wilson, que era o agente dos Beach Boys, acabaria por ceder os direitos da canção à Arc Music, a editora de Berry, mas o seu nome só surgiria nos créditos da canção em 1966, 3 anos depois da primeira edição do tema pelos Beach Boys.

Ser o “pai do rock’n Roll” tem destas coisas: os “filhos” acabam por apropriar-se dos bens. Chuck Berry foi um pioneiro e uma inspiração para inúmeros nomes do rock. O jornal The Guardian elegeu as 10 melhores canções inspiradas por Berry e na introdução da lista escreve: “Dos Beatles e dos Beach Boys aos Motörhead, os maiores nomes da música foram de tal forma influenciados por Berry que, por vezes, tiveram que assumir a co-autoria das canções.”

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso