Foi sem conhecerem o autor original da canção “Red Red Wine” que os UB40 a gravaram para o seu quarto LP - um disco composto, todo ele, por versões de temas de outros artistas. “Labour of Love” foi lançado em 1983 e vendeu mais de 20 milhões de unidades. No alinhamento do LP está uma versão construída a partir da interpretação do tema “Red Red Wine” pelo jamaicano Tony Tribe, que os UB40 julgavam ser o autor. Afinal, tratava-se de uma versão reggae de uma canção que tinha sido escrita e interpretada originalmente por Neil Diamond, em 1967. Uma balada sobre o recurso ao vinho para apagar as memórias de um amor não correspondido, que acabaria por transformar-se num dos mais populares temas reggae de sempre.

Ali Campbell, o vocalista principal dos UB40, confessou, no livro “1000 UK #1 Hits” que a banda apenas conhecia a versão Reggae da canção. No mesmo livro, outro membro da banda, Terence ‘Astro’ Wilson, recorda que mesmo quando olhou para os créditos da canção e leu N. Diamond nunca lhe passou pela cabeça que pudesse ser o autor americano: “pensámos tratar-se de um artista jamaicano com o nome de Negus Diamond ou outro qualquer”. Foi o primeiro número 1 da banda de Birmingham nos EUA.

É, obviamente, tema obrigatório em todos os concertos da banda - ou das bandas. Passamos a explicar: Ali Campbell, que deixou a banda em 2008, seguido de Mickey Virtue e Astro, passaram a atuar sob o nome de… UB40. Com uma pequena nuance - UB40 featuring Ali, Astro and Michey. Ou melhor, UB40 featuring Ali Campbell and Astro, pois Mickey deixou recentemente o coletivo.

Do outro lado, Duncan Campbell assumiu o lugar de vocalista principal, substituindo o irmão.

A afirmação da titularidade do nome UB40 está bem patente no título das contas Twitter de ambos os lados: @WeAreUB40 (Ali Campbell) e @UB40Official (restantes membros originais da banda).

Com a batalha pela exclusividade da utilização do nome a decorrer, ambas as versões dos UB40 preparam novo disco e digressões para 2019, ano em que se comemoram os 40 anos da banda original.

ub40

Red Red Wine tornou-se, mais recentemente, num outro filão de negócio para a versão dos UB40 liderada por Ali Campbell continua a espremer Red Red Wine até à última gota, e decidiram ceder os direitos de utilização da marca a uma empresa de merchandising que cria produtos específicos associados à música e às artes. Que melhor produto que o vinho tinto - um Merlot - para continuar a tirar dividendos da canção? O preço varia entre os 31 euros (garrafa comum, de 75cl) e os 315 euros (garrafa de 5 litros).

Além dos UB40, a mesma empresa conta com o ator francês Gérard Depardieu, que empresta o seu nome num Merlot de 2005, e o líder dos The Who, Roger Daltrey, que assina uma edição limitada de champanhe, à venda por mais de 100 euros a garrafa.

E Neil Diamond? Como se percebe, no que respeita a “Red Red Wine”, resta-lhe o título de autor do tema. Quanto ao resto, foram os UB40, na sua composição original, e nas atuações ao vivo duas composições que se seguiram à cisão, que mais dividendos retiram do tema.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso