I Want Candy” foi o primeiro hit digno desse nome da banda Bow Wow Wow, criada por Malcolm McLaren em 1980. McLaren foi um artista visual, músico, designer de moda e produtor - entre outras facetas - que tinha uma apetência especial pelos géneros rock, punk-rock e New Wave (morreu em 2010, na Suíça). Os Sex Pistols (punk) e os New York Dolls (hard-rock) foram duas bandas que promoveu e agenciou.

Adam Ant também se aproximou de McLaren - acabariam por trabalhar juntos - e este contacto seria o embrião do que viriam a ser os Bow Wow Wow. Três elementos da banda Adam and the Ants deixaram a formação para se assumirem como a base musical dos Bow Wow Wow, por sugestão de McLaren.

Malcolm McLaren
Malcolm McLaren créditos: Steve Wheeler

Faltava uma figura carismática, com boa voz e uma imagem excêntrica para fechar o alinhamento inicial da banda. A escolha recaiu sobre Annabelle Lwin, uma teenager de apenas 13 anos descoberta ao balcão de uma lavandaria, como relata a revista de música online Popmatters.

Em 1982, dois anos depois da formação dos Bow Wow Wow, o single “I Want Candy” mostrava ao mundo a atitude e a excentricidade da jovem Lwin - a vocalista já tinha completado 14 anos quando o single foi editado. Meio inglesa, meio birmanesa, com a cabeça rapada dos lados, Lwin e os restantes elementos da banda faziam jus ao título do primeiro EP: “The Last of The Mohicans”

The Strangeloves
The Strangeloves. Um trio de produtores musicais "mascarado" de pastores australianos. Uma joga de marketing que ajudou a impulsionar o tema "I Want Candy" nas tabelas de vendas créditos: Sheressesuzespen11

O tema não era, contudo, um original do quarteto imaginado por Malcolm McLaren. A primeira vez que chegou a disco foi pelas mãos do trio The Strangeloves, um agrupamento composto por produtores musicais de Nova Iorque. De acordo com o site Songfacts, a banda ficcionou uma história em torno da sua origem: um conjunto de pastores australianos que enriqueceu com o cruzamento de espécies de ovelhas. Uma jogada de marketing vencedora que, aliada ao engenho e experiência musical dos três elementos, conseguiu impulsionar o tema para o 11º posto da tabela de vendas nos EUA.

Ainda de acordo com o site Songfacts, a canção começou por ser uma cover do tema “Bo Diddley”, do próprio Bo Diddley, de 1955, que se tinha inspirado no tema folk norte-americano “Mockingbird”.

No tema dos The Strangeloves, foi Bert Berns, que já tinha escrito “Twist and Shout” (que vai ser tema de um próximo Music Check), entre outras, quem deu um twist à canção de Diddley, que serviu de inspiração, e o tema “I Want Candy” seria assinado por Berns e os The Strangeloves.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso