O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Music-Check. Cena do filme “Frankenstein Júnior” de 1974 inspirou música dos Aerosmith?

Música
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Impossível não trautear "Walk This Way" se ouvirmos na rádio, sendo ou não fã de Aerosmith. A música faz parte do álbum "Toys in the Attic", de 1975, e é um clássico do Rock. No entanto, poucos saberão que foi uma cena de um filme de comédia que inspirou a banda na criação do tema.

Na comédia de 1974 “Frankenstein Júnior“, realizada por Mel Brooks, o neto do famoso Dr. Frankenstein herda o castelo do avô. Quando chega à Transilvânia, o jovem Dr. Frankenstein, interpretado por Gene Wilder, conhece algumas personagens estranhas como o corcunda Igor e a assistente Inga.

O filme estreou nos Estados Unidos a 15 de dezembro de 1974 e, no início de 1975, os Aerosmith fizeram uma pausa nas gravações do seu terceiro álbum de estúdio e foram a um cinema na Times Square, em Nova Iorque. Apenas o guitarrista Joe Perry ficou no estúdio porque já tinha visto o filme e foi ele a contar a história ao “The Wall Street Journal“, numa entrevista publicada a 11 de setembro de 2014.

“A meio das gravações do álbum ‘Toys in the Attic” no início de 1975 no estúdios Record Plant de Nova Iorque, estávamos bloquados. Escrever era um longo e duro processo para nós naqueles dias. Os nossos dois primeiros álbuns eram na sua maioria canções que tínhamos tocado em clubes. Para o ‘Toys’, tínhamos escrito três ou quatro canções e depois íamos escrever o resto no estúdio. Decidimos experimentar uma música que eu tinha pensado no Havai, mas ainda não tinha letra ou título. E fizemos uma pausa”, começa por contar o guitarrista.

Andaram na mesma escola, entre os 7 e os 11 anos de idade, mas nunca foram os melhores amigos. O (re)encontro que acabaria por resultar na formação dos Rolling Stones ocorreu mais tarde, em 1961, na estação de comboios de Dartford.

“Steven, Joey, Tom [Hamilton], Brad [Whitford] e o produtor Jack [Douglas] foram até à Times Square para ver o filme “Frankenstein Júnior” do Mel Brooks, que tinha estreado recentemente. Eu já o tinha visto, por isso fiquei no estúdio. Quando a malta regressou, eles não se calavam com frases do filme. E riam muito com a cena em que o Marty Feldman cumprimentava o Gene Wilder à porta do castelo e dizia-lhe para o seguir. “Anda assim” [“Walk this way”], dizia ele a coxear, oferecendo a sua bengala a Wilder para que ele o imitasse. Enquanto eles riam, Jack parou de repente e disse ‘Hey, anda assim pode ser um grande título para a canção‘. Nós concordámos. mas ainda era preciso a letra”, concluiu. Pode ver a cena do filme aqui.

Steven Tyler acabaria por escrever o resto da canção, mas é verdade que o título e a inspiração vieram da comédia de Mel Brooks. Para recordar a canção, clique aqui.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque