O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Music-Check. “Blackbird” dos Beatles foi inspirada no Movimento dos Direitos Civis?

Música
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Como uma das bandas mais famosas de sempre, os Beatles ainda suscitam muita curiosidade por parte dos fãs e dos amantes de música. Mais de 50 anos depois do lançamento de “Blackbird”, ainda circulam publicações nas redes sociais sobre a sua origem. Diz-se que Paul McCartney, um dos membros da banda, inspirou-se no Movimento dos Direitos Civis para escrever a música. É verdade?

“O dia em que Paul McCartney conheceu as mulheres que inspiraram a composição “Blackbird”, intitula-se a publicação, partilhada dia 27 de agosto, no Facebook.

Alega-se que a música, “escrita por Paul McCartney (e creditada também a John Lennon), ‘Blackbird’ foi inspirada pelo grupo Little Rock Nine, formado por nove crianças negras que em 1957 foram matriculadas na escola Little Rock Central High School (que até então só recebia alunos brancos), marcando o início do ingresso de negros na instituição, e do fim da segregação racial”.

Numa referência à fotografia que acompanha o post, o utilizador do Facebook garante que, em 2016, “Paul McCartney conheceu duas das mulheres que faziam parte desse grupo, Thelma Mothershed Wair e Elizabeth Eckford. O encontro aconteceu antes de uma apresentação do músico na cidade de Little Rock.

Confirma-se esta história?

Sim. Aliás, Paul McCartney explicou várias vezes a origem de “Blackbird”. O artista disse, numa entrevista à KCRW, a 25 de maio de 2002, que teve a ideia de escrever uma música sobre “a luta do povo negro nos estados do Sul”. “Eu usei o simbolismo de um pássaro negro. Não se trata realmente de um melro cujas asas estão partidas. É um pouco mais simbólico”.

Além disso, o tweet referido na publicação existe mesmo. “Incrível conhecer dois dos nove pioneiros de Little Rock do movimento dos direitos civis e inspiração para ‘Blackbird’”, partilhou Paul McCartney, no dia 1 de maio de 2016.

[twitter url=”https://twitter.com/PaulMcCartney/status/726634512864579584″/]

A fotografia do post em questão foi originalmente partilhada pelo artista, no mesmo dia do concerto de McCartney em Little Rock, uma cidade do estado norte-americano do Arkansas, quando o membro dos Beatles introduziu a música “Blackbird” com uma explicação sobre a sua origem: “Nos anos 60, houve muitos problemas com os direitos civis, particularmente em Little Rock. Apercebemo-nos disto nas notícias em Inglaterra, por isso é um lugar realmente importante para nós porque, para mim, foi aqui que os direitos civis começaram. Víamos o que se passava e estávamos solidários com as pessoas que passavam por essas situações. Isso inspirou-me a escrever uma canção que poderia ajudar essas pessoas um pouco.”

O título do livro de poesia de McCartney de 2001, “Blackbird Rising”, é também uma referência à famosa canção, que pode também ouvir aqui.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque