As Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram, no dia 19 de outubro de 2024, imagens que mostram o líder do Hamas (entretanto morto no decurso de uma operação militar israelita em Rafah), Yahya Sinwar, e a família a fugir através de um túnel sob a sua residência em Khan Younis, horas antes do ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
O objetivo do vídeo era demonstrar um suposto estilo de vida luxuoso do ex-líder do Hamas e da mulher, enquanto a Faixa de Gaza enfrenta uma escassez de recursos. “Embora os habitantes de Gaza não tenham dinheiro suficiente para uma tenda ou para cobrir as suas necessidades básicas, vemos muitos exemplos do amor especial de Yahya Sinwar e da sua esposa pelo dinheiro”, escreveu o porta-voz das IDF, Avichay Adraee.
Objetivo esse que trouxe resultados. Na rede social X começaram a difundir-se alegações de que a mulher do antigo líder do Hamas ostentava uma mala milionária da marca Hermès.
“A esposa de Sinwar no dia 6 de outubro, horas antes do massacre, a caminhar pelos túneis com uma mala Hermès de $32,000 [cerca de 30 mil euros]. A ajuda financeira europeia a ser bem utilizada”, destaca-se num tweet que termina em tom de ironia.
Mas será que a mala que a esposa de Sinwar levava consigo era da Hermès?
A mala em causa é uma “Hermès Birkin 40 Black Togo Gold Hardware”, como se verifica no site da “Madison Avenue Couture” (uma das maiores lojas online de malas Hermès). Esta mala Birkin caracteriza-se pelo couro em preto com um fecho frontal de ferragens dourado, duas alças e um pequeno cadeado dourado.
Ao comparar esta mala com aquela que surge no vídeo, percebem-se as diferenças entre ambas no que toca às ferragens douradas. No caso da mala da esposa de Sinwar são duas ferragens colocadas nas extremidades de cada alça da mala. E no caso da mala Birkin há uma única ferragem dourada fecha a mala na parte da frente
Na parte traseira da mala Birkin não há qualquer elemento dourado, pelo que também não poderia ser esse o lado exibido nas imagens de Sinwar.
Assim sendo, é falso que a mala em questão seja aquela que está a ser difundida nas redes sociais, na ordem dos 30 mil euros.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: