"Não esquecer… Este domingo, uma hora depois da uma da manhã, serão duas da manhã", indica-se num dos posts detectados pelo Polígrafo.

Ora, neste caso, adiantar a hora nem sequer faria sentido, uma vez que na mudança para a hora de inverno atrasam-se os relógios por 60 minutos, ao contrário da mudança para a hora de Verão (efetuada no dia 28 de março) em que se adiantam os relógios por 60 minutos.

"Conheces mais algum? Problemas deste fim-de-semana: dia de eleições; mudança para a hora de inverno; estradas fechadas na Serra da Estrela quando neva", lê-se noutro post em que se alerta para a suposta mudança de hora.

O facto, porém, é que a mudança para a hora de inverno está agendada para o dia 31 de outubro, não para o dia 26 de setembro. Esta informação que circula nas redes sociais é comprovadamente falsa.

____________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network