Datada de 25 de outubro, a publicação apresenta uma ilustração da mudança de hora em dois relógios (antes e depois). E anuncia: "No próximo fim-de-semana muda a hora. Não se esqueça, é já no próximo fim-de-semana que os relógicos recuam uma hora e volta-se ao horário de Inverno".

Confirma-se?

Sim, é verdade que a mudança para a hora de Inverno está agendada para o dia 31 de outubro.

No ano de 2021, em conformidade com a legislação em vigor, a hora legal em Portugal continental foi adiantada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 28 de março e será atrasada 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 31 de outubro.

O mesmo se aplica à Região Autónoma da Madeira, mas não à Região Autónoma dos Açores, onde será atrasada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 31 de outubro.

Confirma-se assim a veracidade da informação deste post sob análise, ao contrário de outros (com informação falsa ou enganadora) que têm circulado nas redes sociais ao longo dos últimos meses.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network