“José Mourinho revela como ele adquiriu 2,3 milhões de dólares após a sua falência. Ele afirma que qualquer um pode fazer o mesmo e mostra no ‘Você na TV!’ como fazê-lo!” Este é o título de uma "notícia" publicada ontem na página “NB News Box”, segundo a qual o famigerado treinador de futebol terá participado no programa televisivo “Você na TV!”, da estação TVI, explicando à apresentadora Maria Cerqueira Gomes como é que ganhou 2,3 milhões de dólares através de um investimento numa plataforma de bitcoins.

“José Mourinho descobriu no programa de TV ‘Você na TV!’ na TVI, uma plataforma automatizada de sinais de bitcoins chamada Profit BTC Media . A ideia é bem simples: dar à pessoa comum a oportunidade de se beneficiar do boom do BTC, mesmo que não tenha nenhum investimento ou experiência tecnológica. O usuário simplesmente faz um depósito na plataforma, geralmente de 250 dólares ou mais, e o algoritmo automatizado começa a fazer negócios, sugerindo como conseguir ainda mais dinheiro. Usando uma combinação de dados e aprendizagem-máquina, o algoritmo reconhece o momento perfeito para comprar BTC a um custo baixo e vendê-los a um custo alto, maximizando assim o lucro do usuário. Para demonstrar o desempenho da plataforma, Mourinho fez com que Maria Cerqueira Gomes depositasse 250 dólares ao vivo no show”, descreve o artigo.

‘Depois de apenas oito minutos, eu já tenho mais 398,42 dólares’”, destaca a aparente notícia, com várias imagens reais do treinador e da apresentadora. E há mais uma citação de Mourinho: “O BTC está tão ‘quente’ que mesmo alguém como a Maria, e por favor, não fique zangada comigo, pode ter lucro. Só é necessário pegar um pedaço do bolo!”

Segue-se uma citação da apresentadora Cerqueira Gomes: “Ouvi falar do BTC e das enormes quantias de dinheiro que ele pode render, mas nunca comprei essa moeda. Não tinha ideia de por onde começar. Foi bem fácil. Posso usar o meu cartão de crédito para depositar e depois a compra será feita para mim”. E o artigo prossegue: “Depois de seu primeiro depósito de 250 dólares, a plataforma de negociação começou a funcionar, comprou barato e vendeu caro. Em três minutos, Maria conseguiu aumentar seu saldo inicial para 483,18 dólares. Um lucro de 233,18 dólares”.

“Todos no show, inclusive a equipa de produção, ficaram impressionados com a facilidade de ganhar dinheiro dessa forma. A plataforma lida com as negociações usando sinais de bitcoin automatizados e, como o preço do BTC é relativamente volátil, há inúmeras oportunidades de lucro. Antes mesmo que Mourinho tivesse a oportunidade de responder a todas as perguntas, Maria o interrompeu com um sorriso, dizendo: ‘Depois de apenas oito minutos, eu já tenho mais 398,42 dólares’”, destaca a aparente notícia, com várias imagens reais do treinador e da apresentadora. E há mais uma citação de Mourinho: “O BTC está tão ‘quente’ que mesmo alguém como a Maria, e por favor, não fique zangada comigo, pode ter lucro. Só é necessário pegar um pedaço do bolo!”

Depois dos atores Carlos Areia e Pedro Lima e do ex-dirigente desportivo Bruno de Carvalho, chegou a vez de Mourinho ver a sua imagem utilizada abusivamente por uma notícia falsa que procura convencer os leitores a fornecerem dados pessoais e bancários e a efetuarem um depósito inicial de “250 euros ou mais” que nunca será recuperado. O Polígrafo tem denunciado este esquema, sucessivamente, mas a plataforma “Bitcoin Future” insiste no logro, através de conteúdos patrocinados nas redes sociais.

No final do artigo surge uma série de comentários de supostos investidores de sucesso na plataforma “Bitcoin Future”. Aparentemente são perfis da rede social Facebook, mas na verdade não existem. Tanto as imagens como os nomes são falsos. O objetivo será convencer os leitores a seguirem esses exemplos de sucesso e investirem também na plataforma.

Há várias ligações a partir de palavras-chave que vão dar todas à mesma página da “Bitcoin Future”. Os leitores são desafiados a fornecerem os seus dados e, posteriormente, a transferirem uma quantia inicial de dinheiro, convencidos de que estarão a investir numa plataforma inovadora de negociação em bitcoins. Contudo, trata-se de uma comprovada fraude. Mourinho não esteve no referido programa da TVI e não promoveu um investimento na plataforma “Bitcoin Future”. É tudo falso.

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network