"Se formos ver o crescimento da nossa economia quando comparado, um a um, com os outros países, há muitos mais países a crescer mais do que nós. De 2016 a 2021, nós tivemos um crescimento acumulado do nosso Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 8%. Os países da coesão tiveram, em média, superior 18%. Há países como a Roménia, por exemplo, a Roménia cresceu, de 2016 a 2021, 24%", declarou Luís Montenegro, líder do PSD, ontem à noite (4 de fevereiro), em entrevista no programa "Discutir Portugal" da CNN Portugal.

"A verdade é que neste período, estamos a falar de um período de normalidade, anos normais em que nós tínhamos uma situação económica relativamente tranquila, e onde o ritmo de crescimento, no caso da Roménia, foi quatro vezes superior ao de Portugal", sublinhou.

Tem razão?

De acordo com os dados compilados no Eurostat (pode consultar aqui), serviço de estatística da União Europeia, a taxa de crescimento do PIB real (em volume) de Portugal foi de 2% em 2016, 3,5% em 2017, 2,8% em 2018, 2,7% em 2019, -8,3% em 2020 e 5,5% em 2021 (este último valor ainda é provisório).

O que perfaz um crescimento acumulado no referido período de 8,2%, próximo do valor indicado por Montenegro.

Quanto à Roménia, a taxa de crescimento do PIB real (em volume) foi de 2,9% em 2016, 8,2% em 2017, 6% em 2018, 3,9% em 2019, -3,7% em 2020 e 5,8% em 2021 (este último valor ainda é provisório).

O que perfaz um crescimento acumulado no mesmo período de 23,1%, próximo do valor indicado por Montenegro.

No conjunto da União Europeia (no formato de 27 Estados-membros fixado em 2020), o crescimento acumulado foi de 8,4%, ligeiramente superior ao que foi registado em Portugal.

  • Luís Montenegro: "Salário mínimo está cada vez mais próximo do salário médio"

    Em entrevista à SIC, o líder do PSD disse ontem à noite que Portugal está a "nivelar por baixo": para isso, apelou ao Executivo de Costa, destacou os níveis de emigração e fez uso de números concretos sobre o salário mínimo nacional. Segundo Montenegro, há cada vez mais portugueses a recebê-lo e este está cada vez mais próximo do salário médio. Será assim?

Apesar das ligeiras diferenças nas percentagens, até aqui a alegação de Montenegro está relativamente correta.

O problema é quando conclui a partir destes números que "o ritmo de crescimento, no caso da Roménia, foi quatro vezes superior ao de Portugal".

Na realidade, o ritmo de crescimento do PIB real da Roménia foi cerca de 2,8 vezes superior ao de Portugal.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Impreciso
International Fact-Checking Network