"Estes é que a levam bem, se alguma vez fossem governantes eram mais uns a roubar o povo", lê-se numa publicação feita no Facebook, a 26 de novembro, à qual se juntam duas imagens que envolvem o líder do PSD, Luís Montenegro, e o candidato à liderança do PS, Pedro Nuno Santos.

A primeira mostra Montenegro ao lado de um Jaguar (imagem editada) com a seguinte frase: "Montenegro compra Jaguar após ser eleito líder do PSD."

Já na segunda, os dois políticos são colocados lado a lado com duas notícias associadas: "Luís Montenegro não terá declarado valor de moradia de luxo com mais de 800 m2" e "Pedro Nuno Santos não declarou como pagou casa de 740 mil euros." "Vamos continuar a votar nestes", questiona o "post".

Mas será verdade que Montenegro comprou um carro da marca de luxo Jaguar logo depois de assumir a liderança do PSD?

Depois da polémica em que se viu envolvido devido a uma notícia do jornal "Expresso" que informava que não tinha declarado o valor de uma moradia de luxo, com mais de 800 m2 de construção, na zona nobre de Espinho, (que gerou uma publicação falsa verificada pelo Polígrafo), Luís Montenegro entregou uma nova declaração ao Tribunal Constitucional, no dia 1 de setembro de 2023.

Nesta nova declaração há alterações, nomeadamente no que diz respeito aos carros do líder social-democrata. De acordo com uma notícia do jornal "Observador", Montenegro deu, por exemplo, conta da compra de um Jaguar XJ6, de cilindrada 2727, do ano de 1970.

O Polígrafo contactou o gabinete de Luís Montenegro, que confirmou a compra e indicou que se trata de "um carro de 1970, que se encontra em estado degradado, à espera de ser recuperado". Quanto à razão da aquisição, o gabinete disse ser "sentimental" por ser "um carro igual a um que o seu pai lhe deixou, mas que teve de ser abatido por ser inviável recuperar em termos de chaparia".

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.