“Continente, Lisboa vs. REWE, Frankfurt. Alguém me consegue explicar?” Esta questão foi colocada num tweet de 14 de agosto que gerou discussão no X/Twitter e motivou pedidos de verificação de factos. Em resposta ao tweet alega-se que o mesmo produto “em Portugal é mais caro 43% quando comparado com o preço pedido na Alemanha” e que “a nossa distribuição não cria valor”, mas “destrói. Esmifra os produtores e consumidores”.
No tweet original exibem-se duas imagens que parecem mostrar o mesmo produto à venda em Portugal e na Alemanha. À esquerda, o molho pesto “alla Genovese” da marca Barilla, de 190 gramas, à venda na cadeia de supermercados Continente alegadamente por 4,99 euros. À direita, o molho pesto “alla Genovese” da marca Barilla (mas este com a diferença de não ter alho) à venda por 3,49 euros na cadeia de supermercados REWE, em Frankfurt.
Confirma-se a diferença de preços?
Sim. Importa ter em atenção que estes preços variam consoante as promoções que forem sendo aplicadas, mas confirma-se que o produto em causa está à venda nos supermercados Continente por 4,99 euros, de acordo com o respetivo Preço de Venda ao Público (PVP) recomendado – ou seja, o preço recomendado pelo fabricante.
No entanto, se olharmos para o valor que o consumidor vai pagar, o caso muda de figura. Isto porque, tal como se verifica no site do Continente, atualmente (28 de agosto) a cadeia de supermercados do grupo Soane aplica um desconto sobre o PVP Recomendado de 25% – logo, o preço final é de 3,74 euros e não 4,99 euros.
Analisando o preço praticado na cadeia de supermercados alemã REWE, mecionada no tweet, confirma-se também o preço de 3,49 euros, tanto para o molho com alho como para o que não tem alho.
O que explica então esta diferença?
Uma das razões que explicam a diferença de preços consiste no facto de a taxa de IVA ser diferente, uma vez que em Portugal continental a taxa normal de IVA é de 23% e na Alemanha é de 19%. Além disso, segundo consta na base de dados da Comissão Europeia sobre o IVA aplicado nos países europeus, no caso de alimentos para consumo humano e animal ou “ingredientes normalmente destinados ao uso na preparação de alimentos” – como seria o caso deste molho – é aplicada a taxa reduzida de 7%. Depois há que ter em conta as questões relacionadas com a logística de cada país.
Contactado pelo Polígrafo, o Continente informa que “o PVP de cada produto reflete o preço de custo do mesmo praticado pelo respetivo fornecedor, assim como todos os custos inerentes à sua distribuição, como seja o custo logístico“.
No caso do molho pesto “alla Genovese” da marca Barilla, esclarece que “sendo um produto importado, os custos logísticos são naturalmente mais altos quando comparados com outros produtos nacionais”.
Por outro lado, “a taxa de IVA aplicada a este produto na Alemanha é de 7%, enquanto que em Portugal é de 23%“, conclui a mesma fonte.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: