O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Moedas disse que “atrair brasileiros para Portugal” é uma das suas prioridades?

Política
O que está em causa?
"Por estas e por outras é que nunca faremos qualquer acordo com a direitinha alinhada com o sistema". A frase foi partilhada na página de Facebook do partido "Ergue-te", dias depois da Web Summit em Lisboa, onde Carlos Moedas terá dito: "Atrair brasileiros para Portugal é uma das minhas prioridades." Esta declaração é verdadeira?

“Por estas e por outras é que nunca faremos qualquer acordo com a direitinha alinhada com o sistema. E que tal atrair portugueses que imigraram? A prioridade do Ergue-Te”, aponta o partido “Ergue-te” na sua página de Facebook no dia 23 de novembro.

A esta declaração junta-se uma imagem de Carlos Moedas, com o logótipo do jornal “Eco” no canto superior esquerdo, e a seguinte citação: “Atrair brasileiros para Portugal é uma das minhas prioridades.”

A publicação é feita numa altura em que se avizinham eleições legislativas – marcadas para 10 de março de 2024 – mas será que Moedas o disse no atual contexto político?

Não. A declaração do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi proferida durante uma conferência de imprensa no âmbito da Web Summit em 2 de novembro de 2022. Nessa edição, o Brasil teve maior representação com mais de 600 pessoas e 280 startups a usarem Portugal como meio para a expansão internacional.

E sim, de acordo com uma notícia do jornal “Eco“, o autarca de Lisboa afirmou que “atrair brasileiros para Portugal é uma das minhas prioridades”, mas esta declaração visava a atração de empresas tecnológicas para a cidade.

Questionado sobre de que modo o ecossistema de startups brasileiro poderia beneficiar a Fábrica de Unicórnios de Lisboa, Moedas disse esperar que a expansão da Web Summit para o Brasil – cuja primeira edição decorreu no Rio de Janeiro entre 1 e 5 de maio de 2023 – “ajude a atrair mais pessoas para cá e não o contrário”. Aos olhos do presidente da CML, “a diversidade de pessoas é o que cria inovação“.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque