No debate sobre a moção de confiança do Governo, esta tarde no Parlamento, o secretário-geral do PS atribuiu a culpa da situação de instabilidade política ao Primeiro-Ministro e apelou a que fosse retirada a moção de confiança para o país não ir a eleições. Depois de ser acusado de querer derrubar o Governo e de utilizar táticas do Chega, Pedro Nuno Santos voltou a defender que é necessária uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para dissipar as suspeitas que recaem sobre Luís Montenegro.
“A empresa [de Luís Montenegro] não é igual à maioria das empresas em Portugal. Em 2022, recebeu de um empresário próximo do PSD 238 mil euros para pagar uma reestruturação. Um plano de ação, um plano de desenvolvimento. Estamos a falar de uma empresa com uma margem de lucro reduzida, um resultado líquido de exercício, em 2022, de 12 mil euros; em 2023 de 32 mil euros. Que pagou 20 vezes mais do que o resultado líquido de 2022 por uma reestruturação”, destacou Pedro Nuno Santos.
Os números indicados têm fundamento?
Sim. O secretário-geral do PS refere-se a uma notícia avançada pelo jornal “Observador” a respeito dos serviços prestados pela Spinumviva à Joaquim Barros Rodrigues & Filhos, anteriormente referida pelo Primeiro-Ministro como “empresa familiar de comércio de combustíveis”.
Esta empresa, uma gasolineira, pertence ao pai de João Rodrigues, atual vereador e candidato do PSD à Presidência da Câmara Municipal de Braga. E foi responsável por metade do negócio da Spinumviva em 2022, quando ainda era gerida por Montenegro.
Pelos serviços de consultoria de gestão aplicada no processo de reestruturação empresarial (em dois anos de trabalho), a gasolineira pagou 194 mil euros mais IVA, o que equivale a 238,62 mil euros.
Segundo o “Observador”, em 2022, a Joaquim Barros Rodrigues & Filhos obteve o seu melhor volume de negócios dos últimos anos, com 8.360.718 euros. O resultado do exercício foi de 12.673 euros.
Em 2023, o último ano sobre o qual existem resultados financeiros disponíveis, a Joaquim Barros Rodrigues & Filhos conseguiu vendas na ordem dos 7.917.648 euros, enquanto o resultado do exercício foi de 31.506 euros.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: