O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Moçambique e Angola não figuram entre os “30 países africanos com as melhores estradas”?

Internacional
O que está em causa?
Está a ser partilhada nas redes sociais uma lista referente aos "30 países africanos com as melhores estradas", da qual não constam países de língua oficial portuguesa como Moçambique ou Angola (apenas Cabo Verde surge na 11.ª posição). Verdadeiro ou falso?
© Shutterstock

Nas primeiras posições da suposta lista dos “30 países africanos com as melhores estradas” destacam-se a Namíbia, Egipto, Ruanda, Maurícias, Marrocos, África do Sul, Quénia, Senegal, Tanzânia e Argélia. O único país de língua oficial portuguesa que figura na lista é Cabo Verde, na 11.ª posição.

A ausência de países como Moçambique e Angola está a motivar dúvidas e polémica nas redes sociais, onde a lista tem sido partilhada viralmente em publicações com língua portuguesa. “Não se mata em procurar, não está na lista”, comenta-se num post de 15 de setembro no Facebook que já acumula mais de 10 mil interações.

Estes dados têm fundamento?

Indica-se como fonte de informação a entidade “Africa is Home Tourism Center” que, de acordo com a nossa pesquisa, não passa de uma agência de viagens e não tem dados sobre a qualidade das estradas no continente africano.

Os dados mais fidedignos e recentes que encontramos sobre a qualidade das infra-estruturas rodoviárias estão patentes num relatório elaborado por técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e divulgado em 2022.

Os técnicos do FMI avaliam a qualidade das estradas através de um método de cálculo (que engloba diversos fatores, nomeadamente um ajustamento às especificidades geográficas) da velocidade média e tempo de viagem em automóvel entre as principais cidades de cada país.

Foram analisados 160 países e a tabela do FMI é liderada pelos Estados Unidos da América (EUA), com o resultado mais elevado. Seguem-se Portugal, Arábia Saudita, Canadá, França e Espanha.

Os primeiros países africanos na lista são África do Sul (8.ª posição) e Namíbia (9.ª posição).

Exclusivamente entre os países africanos da lista, os primeiros de língua oficial portuguesa são Moçambique (11.ª posição) e Angola (12.ª posição).

Em conclusão, não é verdade que Moçambique e Angola não se destaquem entre os “30 países africanos com as melhores estradas”, de acordo com os últimos dados do FMI, pelo que aplicamos o selo de “Falso”.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque