"João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética do XXI Governo da República Portuguesa, inaugura um estacionamento de bicicletas na estação de Senhor Roubado", descreve-se num dos posts em causa, apresentando o ministro com dados desatualizados - na realidade, trata-se do ministro do Ambiente e da Ação Climática no atual XXII Governo Constitucional.

Matos Fernandes surge na imagem a retirar uma fita vermelha na cerimónia.

"O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, hoje [26 de maio] inaugurou uma infra-estrutura estratégica, um verdadeiro centro nevrálgico do desenvolvimento da mobilidade verde: um parque para quatro bicicletas e um laçarote", ironiza-se num tweet com outra imagem do estacionamento que parece ter capacidade para cinco bicicletas, não quatro.

Esta história é verdadeira?

Questionada pelo Polígrafo, fonte oficial do Ministério do Ambiente e da Ação Climática indica que o ministro, João Matos Fernandes, no dia 26 de maio, participou "num ato oficial de assinatura de contratos de financiamento de ciclovias intermunicipais", os quais vão possibilitar "a construção de 46 quilómetros de ciclovias, envolvendo oito municípios".

"Representam um investimento de cerca de 12 milhões de euros" e beneficiam de uma "comparticipação de 3,8 milhões de euros do Fundo Ambiental", salienta o Ministério do Ambiente.

No final do programa agendado para 26 de maio, segundo a mesma fonte, "o ministro visitou um dos 39 locais de estacionamento de bicicletas que estão em instalação nos terminais dos metros de Lisboa, do Porto e da Transtejo/Soflusa", investimentos "financiados no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (cerca de 150 mil euros), cruciais para massificar o uso da bicicleta nas ligações aos terminais de transportes públicos".

Por outro lado, ressalva que durante a visita ao referido estacionamento no Senhor Roubado terão colocado na mão do ministro "uma tesoura para cortar uma fita", a qual não utilizou, optando por desenlaçar a fita manualmente.

Em suma, as imagens são autênticas, confirma-se que o ministro do Ambiente inaugurou um estacionamento para cinco bicicletas no Senhor Roubado. Mas importa ter em atenção o contexto mais amplo de "assinatura de contratos de financiamento de ciclovias intermunicipais" e o facto de se tratar de apenas um "dos 39 locais de estacionamento de bicicletas que estão em instalação".

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network