“Caos nos aeroportos. Eis a sugestão mais parva que se podia imaginar, a saber: a culpa do vergonhoso caos nas entradas nos nossos aeroportos é dos turistas e não da incompetência do Governo, que começou no Ministro Cabrita e parece que continua com esta nova 'aquisição' do executivo.”

A publicação é de António Capucho - antigo governante, secretário-geral e deputado do PSD – e foi feita entre este domingo e segunda-feira. A data não consegue ser precisa porque o também antigo presidente da Câmara de Cascais, quando se apercebeu do logro em que tinha caído, retirou de imediato o post (tal como outros titulares de contas no Facebook e Twitter que partilharam a mesma imagem).

Na segunda-feira à noite já não estava disponível, embora ainda haja contas que mantenham a divulgação da imagem que originou a partilha.

Em causa, está a reação do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, ao problema que originou longas filas no aeroporto de Lisboa no domingo passado, designadamente o teor das declarações que proferiu à comunicação social nesse mesmo dia, em Viseu, à margem das celebrações do Dia Nacional do Bombeiro.

Nas redes sociais correu uma imagem do momento em que o ministro responde aos jornalistas, acompanhada de uma legenda televisiva com o seguinte texto - “Os turistas têm que organizar melhor a sua data de chegada”. O objetivo era passar a ideia de que José Luís Carneiro era o autor daquela frase e pode ver-se que a peça jornalística e respetivo rodapé descritivo teriam sido transmitidos na SIC Notícias, no Jornal de Domingo.

O Polígrafo consultou esse espaço de informação disponível em várias plataformas e verifica-se que, de facto, houve uma notícia baseada nas afirmações de José Luís Carneiro sobre o tema, mas os rodapés que enquadram a peça são substancialmente diferentes do da imagem viral. Nos cerca de 40 segundos da notícia (transmitida às 22 horas em ponto), foram apresentadas estas legendas, que correspondem ao teor das declarações do responsável pela pasta da Administração Interna: “Plano pretende evitar novos bloqueios”; “Plano será apresentado esta semana” e “Mobilizados funcionários do SEF de todo o país”.

Um olhar mais atento permite também perceber o tipo de letra diferente usado na imagem do rodapé manipulado quando comparado com o habitualmente usado pela SIC naquele tipo de legendas informativas.

Assim, o ministro da Administração Interna não culpou os turistas pelo caos sentido no aeroporto de Lisboa no domingo passado, assumindo que o problema decorria do plenário dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A imagem que circula nas redes sociais foi objeto de uma montagem na sua legenda.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network