O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Supermercado Minipreço colocou “alarmes e caixas seladas” para proteger queijo de três euros?

Sociedade
O que está em causa?
Está a ser partilhada no Facebook uma imagem que mostra embalagens de queijo da marca "Terra Nostra" em caixas seladas com alarme, para impedir roubos. Supostamente terá sido captada num supermercado Minipreço, em Portugal. Verdadeiro ou falso?

“O Minipreço meteu alarmes e caixas seladas a proteger um queijo de três euros”, destaca-se numa publicação feita no Facebook e enviada ao Polígrafo para verificação de factos. Apresenta uma imagem que mostra o que parece ser uma embalagem de queijo da marca “Terra Nostra” dentro de uma caixa selada e com alarme, à venda num supermercado.

Ao referir ainda que “é esta a piada”, o autor do post ironiza sobre a necessidade de “proteção” de um produto que, como se vê na imagem, custa 3,31 euros.

A imagem em causa é real? Os supermercados Minipreço estão a proteger embalagens de queijo em caixas seladas?

Sim. No site do Minipreço verifica-se que o produto em causa, o queijo flamengo da “Terra Nostra” de 350 gramas, está, tal como é exibido na imagem, à venda por 3,31 euros, tendo um custo ao quilo de 9,46 euros.

Quanto à caixa selada, o Departamento de Comunicação do Minipreço confirma que é verdade: “Como consequência do aumento dos furtos registados em algumas lojas em determinadas zonas do país, fomos obrigados a colocar dispositivos de segurança em artigos mais comumente associados a estas práticas.”

“Queremos, acima de tudo, garantir o correto abastecimento de quem visita o nosso parque de lojas e cumpre-nos monitorizar estas ocorrências, reportá-las às autoridades e agir em conformidade, salvaguardando os interesses dos milhares de famílias que nos vistam diariamente”, conclui a mesma fonte.

Os alarmes anti-roubo em alguns produtos não são inéditos em Portugal. Já em 2022 o Polígrafo confirmou a existência de lombos de bacalhau e picanha protegidos com alarmes, uma prática transversal a vários supermercados que alarmam alguns dos seus produtos de forma a garantirem um maior nível de segurança.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque