O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Mike Tyson partilhou fotografia com uma t-shirt anti-vacinas?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Uma fotografia de Mike Tyson em que o antigo pugilista norte-americano usa uma t-shirt com uma mensagem anti-vacinação está a correr as redes sociais. Será a fotografia real?

“O Cristiano Ronaldo não usa máscara. O [Mike] Tyson não quer ir à pica. Mas escutem, o que é que eles sabem sobre um corpo saudável?”, questiona uma das várias publicações que estão a circular no Facebook onde o antigo pugilista norte-americano aparece com uma t-shirt que promove ideais anti-vacinação.

Na peça de roupa que o atleta veste, pode ver-se o desenho de uma vacina com um sinal de proibição acompanhado por uma mensagem: “Acredite em Deus não em vacinas.”

Será a fotografia autêntica?

Não. A imagem é uma montagem. Trata-se da adulteração de uma fotografia partilhada pelo pugilista na sua conta de Instagram, onde apresenta os novos estilos da coleção de roupa oficial Mike Tyson.

[instagram url=”https://www.instagram.com/p/CH8je5ght9b/”/]

Numa das quatro fotografias partilhadas originalmente, Mike Tyson surge com uma t-shirt com uma imagem do próprio atleta no ring de boxe. Analisando a pose do pugilista nesta captação, podemos concluir que se trata da imagem que foi adulterada e partilhada para promover ideologias anti-vacinação.

Espalhou-se pelas redes sociais uma imagem na qual o músico brasileiro Caetano Veloso exibe uma "t-shirt" com a seguinte mensagem: “Presidente louco, podemos lhe defecar hoje?”. Na legenda das publicações sublinha-se que essa é "a verdadeira face de Caetano, não respeita o povo brasileiro e suas escolhas". Verdade ou falsidade?

Não é a primeira vez que as mensagens na roupa de celebridades são adulteradas para partilhar informações falsas nas redes sociais. O objetivo destas publicações é tornar credível uma determinada mensagem, levando o público a acreditar que as celebridades defendem publicamente essa ideologia. O Polígrafo já desmistificou várias publicações deste género.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

publicações deste género.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque