Circulam há vários anos teorias nas redes sociais sobre a possibilidade de Michelle Obama ser uma mulher transgénero. Agora, a narrativa volta a ser alimentada pelas declarações da antiga Primeira-Dama dos EUA numa entrevista a um “podcast” intitulado como “On Purpose”.
No Tiktok e no X/Twitter começaram a ser partilhados excertos do momento da entrevista em que Michelle Obama diz a Jay Shetty (moderador) que está numa fase da vida em que está na terapia porque está em “transição”. Entretanto, surgiram montagens de vídeos para dar a entender que a mulher de Barack Obama se estava a referir à transição de género.
Mas isso não é verdade. Assistindo à declaração integral, percebe-se que não há qualquer menção ou indício de que a terapia esteja relacionada com a sua identidade sexual.
Michelle Obama desabafava sobre estar a viver uma fase de mudança na sua vida: “Estou a fazer terapia neste momento porque estou em transição. Tenho 60 anos. Terminei uma fase muito difícil da minha vida com a minha família intacta. Sou um ninho vazio. As minhas filhas estão na escola, foram lançadas e agora, pela primeira vez, como já disse antes, cada escolha que faço é completamente minha. Agora já não tenho a desculpa de que os meus filhos precisam disto ou o meu marido precisa daquilo ou o país precisa daquilo.”
Com objetivo de criar falsamente a ideia de que Michelle Obama estava a referir-se à transição de género, em algumas das montagens (link aqui) uniu-se o discurso desta entrevista com outra declaração feita poucos dias antes, em que Michelle Obama diz o seguinte: “Sobre o facto de estares tão orgulhoso de seres um modelo a seguir ao lidares com uma criança transgénero. E isso aquece-me o coração, sobretudo enquanto homem negro“. No entanto, importa sublinhar, esta afirmação surge descontextualizada, a antiga Primeira-Dama estava a lançar uma pergunta a Marlon Wayans, um convidado ao seu canal do YouTube, e não a referir-se a ela mesma.
Desde a acusação de que Michelle Obama era um homem e de que não era a mãe biológica das filhas, a criação de várias teorias da conspiração levou jornais de fact-checking – como o “Lead Stories” – a debruçarem-se sobre desinformação espalhada sobre a identidade de género da mulher do antigo presidente dos EUA. Este é mais um caso, onde isso de verifica. É falso que Michelle Obama tenha admitido num podcast que estava a passar pela transição de género.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo:


