O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Michael Jordan: “LeBron James é o melhor basquetebolista de sempre.” Verdade ou mentira?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O debate sobre quem é o melhor praticante de basquetebol de todos os tempos é intenso, mas agora aquele que é o maior candidato ao estatuto veio colocar uma pedra sobre o assunto, afirmando de forma surpreendente no Facebook que é LeBron James. Mas será que o disse mesmo?

A opinião sobre qual é o melhor o melhor jogador de sempre numa determinada modalidade é sempre motivo de debate, dependendo da visão de cada um. Sobre o basquetebol, há muitos que consideram que Michael Jordan, lendário jogador norte-americano e antiga estrela dos Chicago Bulls, onde ganhou 6 títulos da NBA, é o melhor praticante de todos os tempos. Porém, a discussão continua em aberto, uma vez que há outro candidato ao posto: LeBron James, prodígio-precoce, atual jogador dos Los Angeles Lakers e também ele uma lenda viva deste desporto, contando já com três títulos da NBA.

Numa publicação recente no Facebook, numa página designada High School Native Hoops, surgiu uma imagem de Jordan acompanhada de um texto onde a ex-estrela alegadamente dizia, entre outras coisas, que “para mim, LeBron James é o melhor jogador de sempre”. Esta publicação, analisada posteriormente pelo site de fact-checking americano Snopes, foi partilhada milhares de vezes.

jordan

Trata-se, porém, de uma fake news. Michael Jordan nunca fez esta declaração, não havendo qualquer registo credível do momento.

Sobre esta questão, Michael Jordan protagonizou recentemente (em Outubro de 2018) um momento de humor, quando fez um anúncio a promover um jogo de futebol americano entre as equipas que têm dois dos melhores jogadores da modalidade do momento, Aaron Rodgers e Tom Brady.

A peça publicitária levou a que várias publicações noticiosas insinuassem que na realidade se tratava de uma mensagem subliminar para LeBron, desafiando-o para um confronto para definir quem era de facto o melhor de sempre. O jogador dos Lakers alinhou na brincadeira e respondeu-lhe no Twitter: “ESTOU PRONTO! Ah, não, afinal não posso, talvez tu estivesses, deixa lá, vou voltar à minha rotina”

[twitter url=”https://twitter.com/KingJames/status/1056777559730466816″/]

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes