"Não perca a oportunidade de obter um cartão de viagem 'Andante' gratuito por 12 meses da Metro do Porto & Transportes Intermodais do Porto por apenas 2 euros", promove-se num post de 9 de janeiro numa página no Facebook denominada como "Metro do Porto". Há várias publicações com origem na mesma página que promovem a suposta oferta e acumulam centenas ou milhares de interações.

As imagens das publicações em causa mostram estações e comboios do Metro do Porto, além de exemplares do cartão "Andante", entre outros elementos reconhecíveis que geram confiança no conteúdo, além do próprio nome da página no Facebook: "Metro do Porto".

Na realidade, porém, esta página "Metro do Porto" não corresponde à página oficial no Facebook da verdadeira empresa pública de transportes Metro do Porto. Utiliza o nome e o logótipo da empresa de forma fraudulenta, para enganar as pessoas.

Aliás, em publicação de 121 de janeiro, a verdadeira empresa Metro do Porto lançou um alerta sobre essa oferta/promoção que não passa de um esquema de burla.

"A Metro do Porto alerta todos os seus seguidores da rede social Facebook para o uso abusivo do nome e da imagem da empresa nesta mesma rede, além de publicações onde são veiculadas informações falsas e fraudulentas", sublinhou.

Posto isto, a empresa recomendou que "caso tenha recebido este tipo de posts com ofertas enganadoras, pedimos que carregue em 'reportar como fraude' nessa publicação".

E concluiu informando que "a Metro do Porto comunica com os seus clientes através dos seus canais oficiais".

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.