Trata-se de uma suposta "resposta" de Angela Merkel "aos países gastadores: Portugal, Grécia, Espanha, Itália". Ou pelo menos é isso que garante o autor da publicação em causa, baseada numa imagem da chanceler da Alemanha sob duas frases em forma de citação.

"Um Estado forte, responsável e com potencial de crescimento, deve ser rigoroso nos seus gastos internos para poder apoiar a indústria (base do PIB) e dar confiança aos investidores", terá dito ou escrito Merkel, sem qualquer referência a data ou fonte de informação.

Mais, "a Alemanha não irá ceder ao facilitismo do Sul da Europa que acha que um Porsche se faz com demagogia social, política ou religiosa. A nossa marca é a nossa cultura e rege-se pela excelência, rigor, disciplina e inteligência e não por contos de fadas".

Estas citações são verdadeiras?

Não encontramos qualquer registo público de que Merkel tenha alguma vez dito ou escrito algo similar.

Aliás, a atuação política da chanceler da Alemanha no decurso da pandemia de Covid-19 tem apontado no sentido da cooperação e solidariedade entre todos os países-membros da União Europeia (UE).

Em conjunto com o presidente da França, Emmanuel Macron, a chanceler Merkel propôs mesmo a criação de um Fundo de Recuperação para financiar a fundo perdido a retoma económica na UE, com um valor global de 500 mil milhões de euros.

________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network