O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Mercadona oferece “voucher de 500 euros” a quem acertar no número de patos nesta imagem?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"A equipa da Mercadona oferece hoje um 'voucher' de 500 euros às primeiras 200 pessoas que acertarem no número de patos na fotografia", destaca-se em publicação nas redes sociais, exibindo a imagem de um conjunto de patos sob o logótipo da cadeia de supermercados espanhola. Verdadeiro ou falso?

“Todos os vencedores serão contactados diretamente pela equipa. Os vouchers podem ser usados em todos os nossos agentes”, garante-se na publicação que tem origem na página “Mercadona Fans”, exibindo a imagem de um conjunto de patos sob o logótipo da Mercadona, cadeia de supermercados espanhola.

Essa página foi criada no mesmo dia em que foi lançada a publicação, 21 de fevereiro, o que levanta desde logo suspeitas quanto à autenticidade da oferta ou promoção. Que aliás suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo que pediram uma verificação.

Na caixa de comentários da publicação, uma utilizadora partilha uma troca de mensagens em que lhe são dadas várias indicações para adquirir o referido voucher. Nestas indicações são pedidos os dados do “vencedor”. Pode ler-se na captura de ecrã partilhada o seguinte: “Registe-se agora porque os vales-presente são limitados”.

O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais – alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes – e os sinais de alerta são evidentes.

Ser médico em Portugal ainda compensa? Menos do que ser funcionário no Mercadona, garante-se num "tweet" de 4 de fevereiro, onde os salários de vários postos de trabalho na cadeia espanhola de supermercados são colocados lado-a-lado com as "ofertas" do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Verificamos se os valores estão corretos.

Para dissipar quaisquer dúvidas, o Polígrafo contactou a empresa Mercadona que negou qualquer relação com a página em causa e a respetiva oferta ou promoção.

“A Mercadona não organiza nenhum tipo de promoção, oferta e/ou sorteio de prémios, nem oferecemos vouchers de desconto”, garante fonte oficial da empresa.

E deixa o alerta: “Se se encontrar nesta situação, a nossa marca e imagem serão utilizadas sem autorização, pelo que recomendamos que não forneça quaisquer dados pessoais, incluindo dados bancários, ou que efetue qualquer pagamento que possa ser solicitado”.

De resto, a Mercadona já tinha publicado uma mensagem de alerta nas redes sociais, em novembro de 2022, relativamente a estes esquemas de burla ou fraude.

“Atenção! Estão a publicar muitas páginas falsas no Facebook que realizam sorteios e oferecem descontos em nosso nome. Não forneça os seus dados. Assegure-se de que é a nossa conta oficial e que tem a verificação. Cuidado, não caia na armadilha“, sublinhou na altura.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque