O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Mercadona oferece “compras de 1.000 euros” a quem descobrir número diferente de 803 nesta imagem?

Sociedade
O que está em causa?
"A equipa da Mercadona oferece um 'voucher' de compras gratuito no valor de 1.000 euros às primeiras 450 pessoas que encontrarem na imagem um número diferente de 803", destaca-se em publicação nas redes sociais, exibindo uma tabela de números (apenas um 603 entre centenas de 803) sob o logótipo da Mercadona, cadeia de supermercados espanhola. Verdadeiro ou falso?

“Todos os vencedores serão contactados diretamente pela equipa. Os vouchers podem ser trocados em todas as nossas agências”, garante-se na publicação que tem origem na página “Supermercadona Fanss”, exibindo uma tabela de números (apenas um 903 entre centenas de 803) sob o logótipo da Mercadona, cadeia de supermercados espanhola.

Essa página foi criada no mesmo dia em que foi lançada a publicação, 25 de dezembro, o que levanta desde logo suspeitas quanto à autenticidade da oferta ou promoção. Que aliás suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo que pediram uma verificação.

Na caixa de comentários da publicação, uma utilizadora partilha uma troca de mensagens em que lhe são dadas várias indicações para adquirir o referido voucher. Nestas indicações são pedidos os dados do “vencedor”. Pode ler-se na captura de ecrã partilhada o seguinte: “Registe-se agora porque os vales-presente são limitados”.

O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais – alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes – e os sinais de alerta são evidentes.

Para dissipar quaisquer dúvidas, o Polígrafo contactou a empresa Mercadona que negou qualquer relação com a página em causa e a respetiva oferta ou promoção.

“A Mercadona não organiza nenhum tipo de promoção, oferta e/ou sorteio de prémios, nem oferecemos vouchers de desconto”, garante fonte oficial da empresa.

E deixa o alerta: “Se se encontrar nesta situação, a nossa marca e imagem serão utilizadas sem autorização, pelo que recomendamos que não forneça quaisquer dados pessoais, incluindo dados bancários, ou que efetue qualquer pagamento que possa ser solicitado”.

De resto, a Mercadona já tinha publicado uma mensagem de alerta nas redes sociais, em novembro de 2022, relativamente a estes esquemas de burla ou fraude.

“Atenção! Estão a publicar muitas páginas falsas no Facebook que realizam sorteios e oferecem descontos em nosso nome. Não forneça os seus dados. Assegure-se de que é a nossa conta oficial e que tem a verificação. Cuidado, não caia na armadilha“, sublinhou na altura.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque