"Todos os vencedores serão contactados diretamente pela equipa. Os cupões podem ser usados em qualquer um dos nossos agentes", garante-se na publicação que tem origem na página "Mercadona Fans", exibindo uma tabela de números (apenas um 903 entre centenas de 803) sob o logótipo da Mercadona, cadeia de supermercados espanhola.

Essa página foi criada no mesmo dia em que foi lançada a publicação, 13 de fevereiro, o que levanta desde logo suspeitas quanto à autenticidade da oferta ou promoção. Que aliás suscitou dúvidas a vários leitores do Polígrafo que pediram uma verificação.

Na caixa de comentários da publicação, uma utilizadora partilha uma troca de mensagens em que lhe são dadas várias indicações para adquirir o referido voucher. Nestas indicações são pedidos os dados do "vencedor". Pode ler-se na captura de ecrã partilhada o seguinte: "Registe-se agora porque os vales-presente são limitados".

O esquema é similar a tantos outros que circulam nas redes sociais - alguns dos quais já sinalizados pelo Polígrafo como burlas ou fraudes - e os sinais de alerta são evidentes.

  • Mercadona paga salários superiores aos dos médicos do SNS em Portugal?

    Ser médico em Portugal ainda compensa? Menos do que ser funcionário no Mercadona, garante-se num "tweet" de 4 de fevereiro, onde os salários de vários postos de trabalho na cadeia espanhola de supermercados são colocados lado-a-lado com as "ofertas" do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Verificamos se os valores estão corretos.

Para dissipar quaisquer dúvidas, o Polígrafo contactou a empresa Mercadona que negou qualquer relação com a página em causa e a respetiva oferta ou promoção.

"A Mercadona não organiza nenhum tipo de promoção, oferta e/ou sorteio de prémios, nem oferecemos vouchers de desconto", garante fonte oficial da empresa.

E deixa o alerta: "Se se encontrar nesta situação, a nossa marca e imagem serão utilizadas sem autorização, pelo que recomendamos que não forneça quaisquer dados pessoais, incluindo dados bancários, ou que efetue qualquer pagamento que possa ser solicitado".

De resto, a Mercadona já tinha publicado uma mensagem de alerta nas redes sociais, em novembro de 2022, relativamente a estes esquemas de burla ou fraude.

"Atenção! Estão a publicar muitas páginas falsas no Facebook que realizam sorteios e oferecem descontos em nosso nome. Não forneça os seus dados. Assegure-se de que é a nossa conta oficial e que tem a verificação. Cuidado, não caia na armadilha", sublinhou na altura.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network