O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Mendes, Neves, Vitinha e Ramos acumularam os troféus mais importantes da época. É a primeira vez que um jogador português conquista no mesmo ano Liga dos Campeões e uma grande competição de seleções?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
Depois de conquistarem a Liga dos Campeões no dia 31 de maio, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos jogaram e arrecadaram hoje a Liga das Nações por Portugal. Nunca tal aconteceu no passado?
© Shutterstock

 

Portugal conquistou esta noite a Liga das Nações. No mesmo estádio, oito dias antes, João Neves, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos levantaram a Liga dos Campeões, ao serviço do PSG, depois de uma final bem mais desequilibrada que a de hoje (5-0 ao Inter).

 

Na história dos jogadores portugueses, algum outro jogador, na mesma época, ganhou a Liga dos Campeões e a maior competição de seleções realizada nesse ano?

Esta é o 3.º troféu arrecadado pela seleção A de Portugal. Primeiro o Euro 2016, depois a Liga das Nações 2019 e agora a Liga das Nações 2025. A Liga dos Campeões de 2018/19 foi conquistada pelo Liverpool, a cujo plantel pertencia, apenas a espaços, Rafael Camacho. O jogador formado no Sporting não fez qualquer minuto na prova e também não jogou na Liga das Nações.

Em 2016, Portugal sagrou-se campeão europeu, ao bater na final do Euro 2016 a anfitriã, França, com Cristiano Ronaldo e Pepe entre os titulares. E, em 2015/16, o vencedor da Liga dos Campeões foi o Real Madrid (vitória sobre o Atl. Madrid, nas grandes penalidades). Nessa equipa do Real Madrid – e nesse jogo – estavam Pepe e Cristiano Ronaldo.

Curiosamente, o primeiro levou a taça desta Liga das Nações para o centro do relvado, cerca de um ano depois de ter deixado de jogar. Já Ronaldo jogou e marcou nesta final da Liga das Nações.

 

Assim, é falso que os quatro jogadores do PSG sejam os primeiros portugueses a conquistar na mesma época a principal competição de clubes e de seleções disputadas. Cristiano Ronaldo e Pepe conseguiram esse feito em 2016.

_________________________

Avaliação do Polígrafo Futebol

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque