"Muitos internautas riram do vestido usado por Melania Trump, sem saber a intenção por trás dele. O vestido é estampado com desenhos de crianças vítimas de abuso. Nunca julgue um livro pela capa", indica-se na publicação.

Verdade ou falsidade?

Melania Trump utilizou o vestido em causa pela primeira vez numa celebração realizada na véspera do Dia da Independência dos Estados Unidos da América (EUA), a 3 de julho, no Monte Rushmore. O vestido da primeira-dama foi então alvo de piadas por parte de vários utilizadores do Twitter.

"Donald Trump aborreceu-se e riscou o vestido branco da Melania com um marcador no Air Force One", escreveu um utilizador. "Parece que Melania precisa de um Dia da Independência longe do Trump também", ironizou outro. Na sequência destas mensagens, entre muitas outras, surgiu o rumor de que o vestido teria sido "estampado com desenhos de crianças vítimas de abuso".

O vestido que a primeira-dama usou é um Alexander McQueen e pertence à coleção primavera/verão de 2020. Os desenhos, ao contrário do que se alega na publicação, não foram criados por crianças vítimas de abuso.

No dia 21 de março, a marca britânica fez uma publicação no Facebook na qual explica a origem do padrão: "Os esboços contínuos e espontâneos de raparigas a dançar, feitos por alunos de mestrado da [escola] Central Saint Martins, criados durante uma aula de desenho sobre a vida que aconteceu no espaço educacional Alexander McQueen, em Londres, são a fonte destes motivos", pode ler-se na publicação.

A alegação é, portanto, falsa.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network