Circula nas redes sociais foto que mostra um dos atiradores responsáveis pela morte de oito pessoas em Suzano, município de São Paulo, vestindo uma camisa com o rosto do presidente Jair Bolsonaro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

brasil

“Bolsonaro fazendo história. Luiz Henrique de Castro, autor da chacina de Suzano”

Imagem que, até às 18h30 do dia 13 de março de 2019, já tinha sido compartilhada mais de 270 vezes no Facebook 

A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original mostra o atirador Guilherme Taucci Monteiro – e não Luiz Henrique de Castro – com uma camisa com os dizeres “NYC”. O vestuário que o adolescente aparece usando não faz nenhuma referência ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

brasil

A fotografia em questão foi publicada nas redes sociais pelo jovem horas antes do massacre. Guilherme, de 17 anos, e Luiz Henrique, de 25 anos, invadiram a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), mataram oito pessoas e feriram outras nove. A investigação da Polícia Civil de São Paulo indica que, após cometer os assassinatos, Guilherme matou Luiz Henrique e cometeu suicídio.

Editado por: Chico Marés

Nota: o texto original pode ser visto aqui.

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network